segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

? Utilidade Pública ?

Nova forma de ASSALTAR:  com ovos



SE À NOITE TE ATIRAREM UM OVO CONTRA O PARA BRISA

(IRÁ RECONHECER PELA COR AMARELA, JÁ QUE A CLARA NÃO SE DISTINGUE):

• MANTENHA-SE CALMO E ACELERA

• NÃO USE O LIMPADOR DE PARA BRISAS

 • NÃO ACIONE A ÁGUA NO PARA BRISAS


 • ACELERA E FOGE, (QUE OS LADRÕES ESTÃO POR PERTO.

Sobretudo não perca a calma e use o celular, se for necessário.




EXPLICAÇÃO:

O ovo com a água, ao se misturar, formam uma substância viscosa como o leite, a qual vai

impedir sua visão em cerca de 90% e vai forçar sua parada, aí você será vítima de roubo. Esta é a última
modalidade que os ladrões inventaram.


NOTA: DIZEM QUE ISSO É MITO DE INTERNET 
MAS NÃO CUSTA NADA ALERTAR
SE FOR MITO, MAIS TRABALHO PARA A SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Belém: cobertura do desbamento da 03 de Maio

Sobre o desabamento do prédio ocorrido no último dia 29/01/2011 em Belém: prováveis causas e muito mais... Clik na Imagem e veja no blog  "A PERERECA DA VIZINHA".


Mocajuba: a origem dos problemas da cidade


Mocajuba, há várias décadas, expulsa seus filhos e filhas: seja para outras cidades, estados ou  países. Seja das áreas rurais para a sede municipal que avoluma-se e não oferece serviços e equipamentos necessecários aos municípes. Também não oferece boas condições de trabalho e renda.


Com tantos potenciais, falta-lhe ainda um PROJETO POLÍTICO ESTRATÉGICO PARA O SÉCULO XXI que absorva os mocajubenses e os mantenha produzindo uma cidade melhor.


Sem alternativas, gerações e gerações mudam-se, abandonam a cidade em busca de emprego, formação... Desde a década de 1970, além da migração para fora do município, há um processo de transferência dos moradores do campo - que em Mocajuba é  o "centro” e o "sítio", para a sede municipal.


Na década de 1970, os dados eram invertidos, observe no gráfico. A partir dos anos 90, temos uma intensificação do êxodo rural. Justamente, quando a crise da principal atividade econômica, a produção da pimenta do reino, se intensificou.

A geração atual de gestores não conseguiu produzir um projeto alternativo de gestão do território mocajubense e fortalecimento dos potenciais que podem colocar o município na terceira revolução industrial e trazer sustentabilidade.


Violência, marginalidade, favelização, pobreza urbana... Estas são questões estruturais que estão muito distantes de explicações maniqueístas e oportunistas, como aquela que foi difundida por ocasião das eleições estaduais: “È tudo culpa do Centro de Recuperação de Mocajuba (presídio). È tudo culpa do Alyrio Sabbá”. Uma das maiores excrescências que se reproduziu na cidade. Quase virou uma verdade de tanto que foi repetida.


Pranchinha, Bairro Novo, Bairro Monte Alegre, por exemplo, são produtos desse processo. Precisam de asfalto. Mas precisam de muito mais que isso, assim como as Ilhas que foram transformadas em Assentamentos Agro-Extrativistas. As áreas de terra firme que agora se tornaram Terra Estaduais de Quilombos(TEQ).

È preciso superar isso.

È preciso produzir alternativas de gestão do espaço urbano, do espaço rural (sítio e centro), do território mocajubense como um todo.


È preciso entender que gerir um município é mais que gastar os recursos oriundos dos governos federal e estadual, ( e não raro, e não raro, não prestar contas). Urge que a cidade, para além das elites locais, mas também com elas, entenda-se numa perspectiva de totalidade. Urge que se  construa um PROJETO POLÍTICO PARA O SÉCULO XXI. Já estamos atrasados. Demais.


Porque, aposta-se, que esta é a raiz de seus problemas: não pensar os problemas e sequer conseguir visualizá-los de forma técnica e em uma perspectiva democrática.

Mocajuba: migrantes

A ilusão do migrante, Drumond Andrade

Residência Ribeirnha na Ilha de Tauaré - Mocajuba
Foto: Carmen Américo

Quando vim da minha terra,se é que vim da minha terra



(não estou morto por lá?),

a correnteza do rio

me susurrou vagamente

que eu havia de quedar

lá donde me despedia.


Mocajuba - Foto Carmen Américo

Os morros, empalidecidos

no entrecerrar-se da tarde,

pareciam me dizer

que não se pode voltar,

porque tudo é conseqüência

de um certo nascer ali.


Panoramica do Rio Vizeu Mocajuba - Pa
Foto: Carmen Américo

Quando vim, se é que vim

de algum para outro lugar,

o mundo girava, alheio

à minha baça pessoa,

e no seu giro entrevi

que não se vai nem se volta
de sítio algum a nenhum.

 
Mocajuba, Praia dos Gorgons
Foto: Carmen Américo

Que carregamos as coisas,

moldura da nossa vida,

rígida cerca de arame,

na mais anônima célula,

e um chão, um riso, uma voz

ressoam incessantemente

em nossas fundas paredes.

Olha Dagua : Localidade Mocajubense
Foto: Carmem Américo

 
Novas coisas, sucedendo-se,

iludem a nossa fome

de primitivo alimento.

As descobertas são máscaras

do mais obscuro real,

essa ferida alastrada

na pele de nossas almas.





Estrada da Localidade de Carapajó-Cametá
Foto: Carmen Américo


Quando vim da minha terra,

não vim, perdi-me no espaço,

na ilusão de ter saído.

Ai de mim, nunca saí.

Lá estou eu, enterrado

por baixo de falas mansas,

por baixo de negras sombras,

por baixo de lavras de ouro,

por baixo de gerações,

por baixo, eu sei, de mim mesmo,

este vivente enganado,

enganoso.


Menino Amazônida / Mocajuba - Pará
Foto Carmen Américo


domingo, 30 de janeiro de 2011

Mocajuba: Conjuntura Local


Reprodução
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mocajuba, Nelson Meirelhes, diante dos boatos que rodam a cidade sobre uma improvável aliança entre o PT,  o ex-prefeitoWilde Colares e Rosiel Costa, o atual prefeito. 

Nelson Meirelhes,  informa ao blog que, no que tange ao PT  não há nenhum compromisso com o atual prefeito Rosiel Costa (DEM). A aliança construída eles (PTversus DEM)  por ocasião das eleições estaduais foi cumprida. Um acordo tático. Somente.

Destaca que logo as ações locais de oposição ao prefeito  serão divulgadas a toda a sociedade mocajubense. Todas as tendências estão organizando em torno de candidatura própria e para um conjunto articulado e simultâneo de ações de oposição.

Nelson Meirelhes, registra que algumas lideranças estaduais do partido apostaram numa possível aliança entre PT e DEM nas eleições de 2014. Contudo, isso não encontra respaldo nas lideranças locais e é tradição do partido respeitar isso. A tendência PETISTA UNIDADE NA LUTA (LIDERADA POR PAULO ROCHA E MIRIQUINHO BATISTA), da qual Nelson faz parte, já organiza-se para apontar seus nomes para as prévias do partido. Um dos nomes é Benélia Miranda que deverá estar também na coordenação da tendência na região.

Portanto, meus caros e caríssimas. O jogo eleitoral está ficando animaaaado. Lembremos, existem 170 setilhões (1,7 × 1023) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez.





sábado, 29 de janeiro de 2011

Governo do Pará: Esclarecimento sobre a Exoneração do Secretário Nilson Pinto e do Chefe da Casa Civil Zenado Coutinho

By Nilson Pinto

O Diário Oficial de hoje (25/01) traz decreto do governador Simão Jatene exonerando a mim e ao deputado federal Zenaldo Coutinho dos respectivos cargos de secretários de Estado. Antes que surjam especulações desnecessárias e descabidas vou explicar a razão: eu e Zenaldo Coutinho precisamos nos afastar durante esta semana, a fim de tomar posse em Brasília nos cargos para os quais fomos eleitos: deputados federais.



A posse ocorrerá no dia 1 de fevereiro próximo. A lei determina que os deputados federais só poderão ser empossados se não estiverem ocupando qualquer cargo público. Assim, o governador exonerou a mim e ao deputado Zenaldo, a fim de podermos tomar posse em nossos novos mandatos.



Caso não nos descompatibilizássemos, perderíamos o mandato conquistado com tanto esforço. Assim, está explicado porque fomos exonerados hoje. Amanhã irei a Brasília para reassumir meu mandato. Tomarei posse no dia 1 de fevereiro. No dia seguinte, 2 de fevereiro, vou me licenciar junto à Câmara e reassumirei meu cargo como secretário de Educação do Pará. No período de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, ocupará meu lugar à frente da Seduc o secretário adjunto Claudio Cavalcante Ribeiro.

Fonte: http://nilsonpinto.wordpress.com/




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mocajuba: Volume de Recursos Federais Repassados em 2010


São aproximados VINTE E DOIS MILHÕES DE REAIS.
... vinte e dois milhões de reais....


Campanha contra o estupro corretivo: participe

O "estupro corretivo", uma prática horrenda de estuprar lésbicas para "curar" a sua sexualidade, se tornou uma crise na África do Sul.
Clik aqui mais informações...

Fruticultura Paraense: Dinâmica Chinesa












A fruticultura registrou, nos últimos anos, crescimento econômico bastante expressivo, aumentando, inclusive, em produção e expandindo novas oportunidades de trabalho. Para exemplificar este avanço, o Sindicato da Indústria de Frutas e Derivados do Pará (Sindifrutas) promoveu, na última segunda-feira, 24, o seminário “APL de produção e processamento de frutas do nordeste paraense e Região Metropolitana de Belém: tendências recentes”, apresentado pelo professor e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Francisco de Assis Costa.




De acordo com o pesquisador, o Arranjo Produtivo Local (APL) da fruticultura apresentou, nos últimos cinco anos, uma “dinâmica chinesa”, expandindo sua capacidade produtiva e gerando mais riqueza para a região. “Ao analisarmos e comparamos 13 empresas do segmento da fruticultura, pudemos ver que de 2003 para 2008 a receita bruta dessas empresas cresceu 10 vezes mais”, ressalta.



Na pesquisa, a amostra de 13 empresas, na série analisada de cinco anos, registrou um crescimento na receita, passando de R$ 11 milhões, em 2003, para R$ 130 milhões, em 2008. O avanço econômico, explicou o pesquisador, se deu muito pela expansão da capacidade produtiva destas empresas, as quais passaram a produzir sete vezes mais. “Em 2003, quando analisamos a situação da nossa amostra, as empresas tinham uma capacidade de volume produzido de 5 mil toneladas por ano. Já em 2008, essa capacidade se expandiu para 36.535 toneladas, o que impactou na receita bruta dessas empresas”.



Para a presidente do Sindifrutas, Solange Motta, organizar as empresas do segmento da fruticultura em APLs gera impactos econômicos positivos e estimula toda a cadeia de produção, beneficiando desde o pequeno produtor até as indústrias processadoras da polpa de frutas. “Estamos tratando diretamente com o governo para que possamos consolidar este APL que pega as regiões nordeste e metropolitana. No momento não pensamos em expandir para outras regiões. A princípio vamos focar neste APL, até mesmo por que são nessas regiões onde está concentrado o maior número de empresas do nosso segmento”, concluiu.

Fonte: Fiepa

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Governo do Pará: Novas Indicações para o Centro de Recuperação de Mocajuba

REPRODUÇÃO
Uma briga de foice é travada entre Rosiel Costa (DEM), prefeito de Mocajuba, e Alyrio Sabbá (PPS, de alma tucana). O prefeito de Mocajuba fez uma campanha visceral para Ana Júlia Carepa (PT), portanto, contra Simão Jatene, o nosso governador. Com um olho no peixe e outro no gato, também fez campanha aberta para Cilene Couto (DEM), filha de Mário Couto (PSDB). E em outro arranjo político, encontrou uma parceria muito estranha, mais compreensível, com Beto Faro (PT), candidato a deputado federal eleito.

Bem, antes, disso a briga foi feia entre Aldo Serrão (PPS-Mocajubense) e Alyrio Sabbá (PPS). Um conflito que Alyrio, por ter votos, mesmo que não eleito, ganhou dentro do partido que apoia o governo. Agora a briga é entre ele e seu maior adversário local, Rosiel Costa, (O colher).


Rosiel Costa (DEM), está enviando seus indicados, apoiando-se em Cilene Couto (DEM), deputada estadual eleita. Anda dizendo que os seus vão brigar pelas indicações, inclusive da direção do Centro de Recuperação de Mocajuba: um advogado.


Além disso, correndo por fora, tem  Alquindar Barbosa (PMDB-Mocajubense), cunhado do prefeito mocajubense. Alquindar  deu apoio firme à candidatura de Simão Jatene (PSDB) e até o recebeu em sua residência para longa conversa sobre apoios e contrapartida em Mocajuba. Segundo ele informa ao blog, apoio que concedeu com seus próprios meios, tal como fez com Ana Júlia (PT) na eleição anterior, sob intermediação de Miriquinho Batista (PT) e o seus apanhinguados diretos. De Ana Júlia e Miriquinho Batista (PT) Alquindar Barbosa "levou o cano", não foi contemplado "com nadica de nada". Ficou indignadíssimo e deu o troco apoiando Simão Jatene. Agora quer o seu punhado no governo. Esteve em Belém, "se virando". Está otimista e tem o genro, o filho e ele mesmo na disputa pelas vagas do Centro de Recuperação de Mocajuba.

Bora aguardar !!!!!!



Pensões de ex-governadores é contestada pela OAB

reprodução
Pensões vitalícias de ex-governadores é alvo de ações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ana Júlia Carepa acabou de sair do governo e solicitou o benefício justamente no momento em ele é contestado.
São ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) no Supremo Tribunal Federal (STF) que no Pará devem atingir sete ex-governadores e mais duas viúvas que recebem apenas 80% do valor. As integrais são da ordem de 24.000 reais.

Não é um problema do Pará, nem só de governadores. Em Mocajuba, o pai do atual prefeito, o ex-prefeito João Costa, também é contemplado com o benefício, mas não só ele. A além de Ana Júlia Carepa, dois ex-governadores pediram a aposentadoria após deixar os cargos: Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina, e Roberto Requião (PMDB), no Paraná.  Há precedentes para cassações. Em 2007, a OAB já havia conseguido no STF a cassação da pensão do ex-governador Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul.

As ações da OAB serão contra todos os ex-governadores ganham, ou pretendem ganhar, pensões vitalícias. Em alguns casos, afirma a entidade, ex-governadores chegam a ganhar até R$ 25 mil por já terem ocupado o cargo.

A OAB diz que fere o princípio da moralidade, uma vez que o trabalhador comum trabalha a vida inteira e contribui, além de quebrar o da isonomia entre cidadãos.

Em Mocajuba, o pai do atual prefeito Rosiel Costa ("o Colher"), João Costa (o Bichão) recebe o benefício, conforme informado pela prefeitura local ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Além dele outros podem ser encontrados, um deles é Sabino Wanzeler, que é mais um dos apoiadores do atual prefeito, na época de campanha, e que arrependeu-se enormemente do feito, conforme ele mesmo informou ao blog, inclusive está "em pé de guerra" com o alcaíde mocajubense, por que segundo Wanzeler, os valores não seriam pagos corretamentes.

Contenção de gastos no governo paraense


Segue o decreto na íntegra.


Leia com atenção.


*********************************************************************************
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31837 de 20/01/2011



GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETOS



Número de Publicação: 197736



DECRETO Nº. 5, DE 19 DE JANEIRO DE 2011



Dispõe sobre medidas de contingenciamento e de controle dos gastos públicos no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado, e dá outras providências.



O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos III, V e VII, “a”, da Constituição Estadual, e



Considerando a necessidade de recuperar os mecanismos de gestão pública e de promover o equilíbrio fiscal do Estado,



D E C R E T A:



Art. 1º As normas e procedimentos estabelecidos neste Decreto aplicam-se à Administração Direta, Fundações e Autarquias e, no que couber, às Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.



Art. 2º Para o alcance das metas de contingenciamento, as Secretarias de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF) e da Fazenda (SEFA) ficam autorizadas a tomar as medidas de controle orçamentário e financeiro, por meio da gestão do Quadro Detalhado de Quotas Quadrimestrais (QDQQ).



Art. 3º Para a redução das despesas de custeio deverão ser adotados os seguintes procedimentos:



I – os contratos de prestação de serviços e aquisições terão que ser reduzidos em 20% (vinte por cento) do valor originário atualizado, mediante celebração de termo aditivo, conforme previsto no art. 65, § 1º, da Lei 8.666/1993, utilizando, ainda, como parâmetro o banco referencial de preços constante do Sistema de Material e Serviços (SIMAS), gerenciado pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD);



II – a prestação de serviços de reprografia e de impressão de documentos deverá ser reduzida em 20% (vinte por cento) da despesa mensal, mediante:



a) o otimização das aquisições pelo Sistema de Registro de Preços;



b) a adoção de mecanismos de controle de cópias;



c) o uso compartilhado das máquinas de reprografia entre as unidades administrativas dos Órgãos e Entidades estaduais;



III – as novas locações de imóveis de terceiros só serão autorizadas se não houver disponibilidade no patrimônio imobiliário do Estado e após a avaliação pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) quanto às condições infraestruturais do imóvel e à compatibilidade de preços com o mercado imobiliário;



IV – os Órgãos e Entidades estaduais terão que informar à SEAD, no prazo máximo de 30 dias, a contar da data da publicação deste Decreto, relação dos imóveis locados, identificando a necessidade de manutenção do contrato, os valores pactuados e o prazo de vigência do contrato;



V – o consumo de combustível terá que ser reduzido em 30% (trinta por cento) da média do valor realizado no exercício de 2010;



VI – nos serviços de vigilância deverão ser observadas as seguintes medidas:



a) substituição gradativa dos contratos com empresas de vigilância por sistemas eletrônicos de alarme;



b) contratação de empresas de serviços de vigilância diurna apenas aos Órgãos e Entidades estaduais que atuam diretamente com a arrecadação e guarda de valores;



c) restrição do uso de vigilância armada apenas aos postos de vigilância noturna;



VII – na utilização de veículos oficiais deverão ser adotadas as seguintes medidas:



a) os contratos de locação devem ser precedidos de avaliação da frota própria do Estado, tendo em vista a priorização do uso dos veículos em condições de recuperação;



b) responsabilizar diretamente os motoristas por danos aos veículos, decorrentes de imprudência, imperícia e negligência na condução dos mesmos, assegurando-lhes, nos termos da lei, o direito ao contraditório e à ampla defesa;



c) vedar a utilização dos veículos a pessoas não autorizadas e não habilitadas para o exercício da atividade;



VIII – no uso de telefonia fixa e móvel, observar o cumprimento das seguintes medidas:



a) reduzir em 20% (vinte por cento) os gastos;



b) restringir o acesso às ligações telefônicas interurbanas e celulares via telefone direto das Diretorias e Gabinete dos titulares dos Órgãos e Entidades;



c) limitar o uso dos serviços de telefonia móvel para as autoridades abaixo relacionadas, com os respectivos valores mensais:



1. Chefe da Casa Civil, Chefe da Casa Militar, Secretários de Estado, Procurador-Geral do Estado, dirigentes de Autarquias e Fundações Públicas, Comandante-Geral da Polícia Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros, Delegado-Geral da Polícia Civil, Auditor- -Geral do Estado e o Consultor-Geral do Estado – R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais);



2. Secretários-Adjuntos e substitutos dos titulares dos Órgãos e Entidades – R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais);



3. ocupantes de cargos de Direção, Assessoria de Comunicação e Chefes de Gabinete – R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais);



4. Motoristas das autoridades mencionadas nos números 1 e 2 da alínea “c” do inciso VIII deste artigo – R$ 90,00 (noventa reais);



d) na hipótese de serem ultrapassados os limites ora estabelecidos, deverá o servidor apresentar justificativa ao titular do Órgão e Entidade, que a encaminhará à apreciação da SEAD;



e) fica vedada a utilização de linha telefônica móvel pelo servidor que estiver afastado regularmente do exercício do cargo;



IX – o consumo de energia elétrica terá que ser reduzido em 20% (vinte por cento) da média do valor utilizado no exercício de 2010.



Art. 4º A aquisição de passagens áreas terá que ser efetuada com a companhia que oferecer a menor tarifa e taxa de serviço.



Art. 5º As despesas com pessoal e encargos sociais terão que ser reduzidas, a partir de 1º de fevereiro de 2011, nos limites a seguir dispostos:



I – suspender a concessão e o pagamento de hora extra, a gratificação de tempo integral prevista no art. 137 do RJU e a gratificação pela participação em grupo ou comissão especial de trabalho;



II – reduzir em 20% (vinte por cento) a ocupação dos cargos comissionados da estrutura organizacional dos Órgãos e das Entidades estaduais;



III – suspender a criação e a reestruturação de Órgãos e Entidades estaduais que impliquem em aumento de despesa;



IV – suspender a criação de planos de cargos e salários;



V – sobrestar a criação e a majoração de vantagens pecuniárias;



VI – suspender o reajuste e a majoração dos valores atuais do auxílio-alimentação.



Parágrafo único. Excetuam-se do disposto no inciso I a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES), a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP) e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE), no que diz respeito à concessão de gratificação de tempo integral.



Art. 6º Ficam suspensas as contratações sob a forma de serviço temporário.



§ 1º A SEAD, no prazo de 30 dias, a contar da data da publicação deste Decreto, em conjunto com os Órgãos e Entidades estaduais, reavaliarão a necessidade de manutenção dos contratos de servidores temporários existentes, devendo estabelecer processo de realocação interna de pessoal.



§ 2º Excetua-se do disposto no caput a contratação para as áreas de educação, saúde e segurança pública, desde que não tenha concurso público em vigência e candidato apto à nomeação para a atividade a ser suprida, respeitados os termos de ajustamento de conduta firmados pelo Estado.



Art. 7º O pagamento das despesas de exercício anterior e de folhas suplementares fica sobrestado até o reequilíbrio fiscal e financeiro do Estado e após a verificação da regularidade dos mesmos.



Art. 8º Os Órgãos e Entidades que vierem a firmar convênios, com a previsão de contrapartida de recursos do tesouro estadual, submeterão as propostas dos instrumentos à prévia autorização da SEPOF.



Art. 9º Ficam sobrestados:



I – quaisquer novos investimentos, com exceção das áreas de educação, saúde e segurança pública;



II – o pagamento de despesas de exercícios anteriores dos grupos de despesas Outras Despesas Correntes e Investimentos, até que seja atestada a conformidade do débito pelo titular do Órgão e Entidade e da capacidade financeira do Estado;



III – a contratação de serviço de consultoria;



IV – a concessão de diárias para participação de servidores em congressos, seminários e cursos, e outros eventos afins.



Art. 10. As exceções às regras disciplinadas neste Decreto e às demais matérias tratadas em normas específicas de controle de gastos serão submetidas à avaliação das Secretarias de Estado de Governo, de Administração, de Planejamento, Orçamento e Finanças, e da Fazenda, que em conjunto apreciarão e deliberarão sobre o pedido.



Parágrafo único. Excepcionalmente, no caso de concessão da gratificação de tempo de integral prevista no art. 137 do RJU e da hora extra, o limite máximo mensal é de 30% (trinta por cento) do total de servidores do Órgão e Entidade e de 3% (três por cento) do valor total da folha de pagamento, e limitado a 20 horas extras por servidor, respectivamente.



Art. 11. Compete às Secretarias de Estado de Governo (SEGOV), de Administração (SEAD), de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), e da Fazenda (SEFA) acompanhar e controlar as medidas tratadas neste Decreto e elaborar mensalmente relatório a ser enviado ao Chefe do Poder Executivo Estadual.



Art. 12. Revogam-se as disposições em contrário, em especial o Decreto nº. 0095, de 29 de março de 2007, e o Decreto nº. 894, de 3 de abril de 2008.



Art. 13. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.



PALÁCIO DO GOVERNO, 19 DE JANEIRO DE 2011.

SIMÃO JATENE



Governador do Estado
*********************************************************************************
 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Zenaldo Coutinho Júnior e Nilson Pinto exonerados ???

Veja  os decretos do governador no link

Entenda.

Eles precisam ser diplomados como deputados federais, depois voltam.

Simples assim.

Governo muda regras para carteira de pescador profissional

Objetivo é evitar fraudes e controlar a liberação do seguro-defeso

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati, anunciou nesta terça, dia 25, as novas regras para o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e para a concessão de carteiras de pescador profissional. A mudança tem como objetivo atender às exigências estabelecidas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e, também, aumentar o controle dos registros do seguro defeso, recebido por cerca de 470 mil pescadores durante o período em que a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.



Com o intuito de coibir irregularidades, a ministra disse que já pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) o cruzamento dos dados do seguro defeso com o cadastro do Programa Bolsa Família.

Uma família de luto

Por uma dessas trapaças incompreensíveis da vida, a família Barros, em Mocajuba e muitas outras cidades do Pará, inclusive Belém, está de luto.

Um de seus entes queridos faleceu: Ednaldo Barros.

Ednaldo, nossos mais sinceros votos de que descanse em paz.

À família, que o amor que tinham por ele sirva para aplacar a dor e seguirem em frente...

Um exemplo para o baixo-tocantins

"O governador do Pará será o primeiro a provar um chocolate produzido no Japão, com cacau paraense, direto de Tomé-Açu. Os japoneses ainda não estão sabendo dessa novidade, mas o governador já sabe", declarou o cônsul geral do Japão, Ryozo Myoi, no encontro com o governador Simão Jatene na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio dos Despachos.



Eu confesso


reprodução
Sempre estive muito ocupada com meus botões: trabalhando, estudando... Nas pausas, eu filosofava.

Há mais ou menos seis anos comecei, de fato, a prestar mais atenção no funcionamento das máquinas burocrático-política do Estado.

Sinceramente, ainda estou processando esta troca de governo.

È tanta informação desencontrada que se a gente se ocupar de tudo que é ventilado tem postagem todas hora.

Umas das coisas que me surpreende, ainda, eu confesso, é a exposição das mazelas do governo estadual.

Nosso chefe da Casa Civil, Zenaldo Cotinho, informou em programa de TV que a dívida do governo, só em janeiro, é de 80 milhões.

E o decreto do governador que determina corte de despesas?

Segundo Simão Jatene o desequilíbrio requer atenção e muitos esforços do governo. Quem ficou fora dos cortes foram as pastas de educação, saúde e segurança.

Como diz minha mãe: "Ai Jisôs" !!!!!!!

Cidades do Baixo-Tocantins: Baião e suas praias


Uma janela paradisíaca de Baião.
Suas praias que ficam do lado oposto da sede à margem do Tocantins.
Posted by Picasa

Baião: Localidade Limão



O tempo das águas. Agua do Tocantins.
Como diz Nilson Chaves: Toca Tocantins...
Lamúrias à parte: toca em frente que a luta é grande
Posted by Picasa

Cidades do Baixo-Tocantins: crianças em Baião (Limão)






Ele estava preparando a isca. Talvez.
A pesca artesanal é uma diversão para os meninos da Amazônia.
Posted by Picasa

Cidades do Baixo-Tocantins: atendendo a pedidos ... Baião



Baião, em um domingo de dezembro depois do almoço. Ruas desertas, todos descansam.

                                         Mulheres organizadas em Baião. A despeito da falta de apoio...

                                                    Quase todos dormem....

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cidades do Baixo-Tocantins: Localidade do Limão(Igarapé Limão)

Cena de Domingo em Baião na localidade Limão, que tem esse nome em referência ao Igarapé que deu origem a comunidade. Mas o que avistamos deste ponto é o Tocantins com suas águas verdes...
Escada, raízes, areia banhada pelo Rio Tocantins...
Nunca soube o que ele fazia lá.
Talvez aguardasse para transportar até as praias e ilhas.
O que sabemos é que essa é uma cena típica da Amazônia brasileira.

Cidades do Baixo-Tocantins: Baião



A cidade estava tão vazia que não consegui descobri de que monumento se trata.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cametaense é preso em Belém acusado de estupros em série


O rapaz é especificamente da Vila de Curuçamba e é conhecido como "Pópó. Já esteve preso, e começou a praticar os crimes logo depois de sair da cadeia. Em Belém todos os dias mulheres são violentatas nas ruas da cidade. Ainda vem esse "teu", dai do Curuçamba aumentar as estatísticas.  Um perigo. Deviam dar um banho de pimenta malagueta nesse rapaz.   Veja os detalhes dos caso.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

De volta do Baixo-Tocantins

Amazônidas,
 florestas,
 rios,
 igarapés,
 lendas,
 história,
 culinária,
 trabalho,
 fé,
açai,
cacau,
 muru-muru,
 andiroba,
 ucuuba,
 açacu,
 ingá,
 mucajá,
 miriti,
 taberebá,
 arapuquinha,
 tapagem,
 mocooca,
 matapi,
 cacauri,
 poqueca,
 pari,
 bacuri,
cupuaçu,
 cupu,
 mari,
 bacaba,
 pupunha,
 castanha...

 Sinônimos da Amazônia Mocajubense.

Beijú de farinha com castanha,
 acaí com camarão,
 acaí com peixe-frito,
 peixe cozido com maxixe,
 nadar no rio em tarde de calor,
acordar cedo e ouvir, da rede, o barulho da chuva,
Mingau de milho no Mercado Municipal,
Festa na Prainha,
Música altíssima no bar do Claúdio Sousa
Enquanto o Cleoson conta umas trinta potocas

È.
È Mocajuba.




Mocajuba....

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma imagem da amazônia mocajubense

Mocajuba, Rio Tocantins, Amazônia, Brasil
12/2010
E por sobre o rio cai a chuva.

Ou será sob o sol ?

Minha mãe dizia que quando há chuva com sol alguém ficará viúva.

Viúvas.

Viúvas ficaram muitas gerações de mocajubanos e mocajubanas.

Não perderam o marido ou a esposa.

Perderam a oportunidade de construir o presente que a cidade merece.

Mas minha geração ainda tem tempo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mas é cada uma...

A mocinha bonita na lateral é Marcela Temer, mulher do nosso vice-presidente, Michel Temer, quando de sua atuação em desfiles em 2002.

Michel Temer casou-se com ela em uma cerimônia tão simples em 2003, que alguns achavam que ele tinha casado em segredo. Veja entevista dele na época.


Hoje é graduada e mãe. Sua  beleza e a elegância  roubaram a cena na cerimônia de posse de Dilma. E todo mundo está comentando sobre a jovem senhora.

Está todo mundo falando da moça desde sua aparição no evento.

Uns falam da semelhança da situação em que se encontra com a Carla Bruni, mulher do presidente francês, outros apenas que é mais uma barbye....

A Geyse Arruda, a garota do vestido rosa da UNIBAN, arrumou uma maneira de manter-se na mídia e prolongar seus intermináveis quinze minutos de fama.

As duas são realmente parecidas. È Geyse, mais uns 15 segundos para você.


reprodução

Mãe e filha trabalham juntas como strippers na Flórida

Elas chegam a faturar mais de R$ 180 mil por ano.


reprodução
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Peggy Justus e Tiffany Schrader são atração em clube de Tampa
 
Veja melhor aqui e aqui
 
Hum, Hum, Hum....

O tabuleiro se move...

O prefeito segue o mandato... transformando algumas potencialidades da cidade em bons eventos.


Enquanto isso, o tabuleiro se move.


O tribunal de contas preciona a gestão municipal por prestação de contas, enquanto  o prefeito acena para uma ala do PT mocajubense. Alguns atestam que ele ofereceria o cargo de vice-prefeito ao partido na próxima eleição.


Edno Nunes, líder maior do PT local, tem tal liderança altamente contestada. Benélia Miranda, sua companheira de partido disputará o cargo de prefeita.


José Antônio Guimarães, futuro canditado sem partido e chegado de Edno Nunes, sabe que não poderá chamá-lo para ser vice. Edno Nunes já o ouviu e parece não ter identificado-se com a proposta. De modo que o petista  trabalha também com a possibilidade de disputar uma vaga no legislativo mocajubense ou não disputar nada. Mas não vai abrir mão da candidatura própria do partido.


Alda Valente também aponta na mesma direção, mas com Wilde Colares. Quer ser candidata a prefeita e articula-se com Wilde Colares, através de sua amizade com a mulher dele de quem é amiga de longa data. Fontes locais  inforam que o ex-prefeito oferece seu apoio para tirar Rosiel Costa (DEM) do poder local. Nestes termos.


Está confirmado, Alda Valente será candidata a prefeita. Já foi vereadora, é vice-prefeita. Agora quer ser prefeita da cidade. Conversei com seu herdeiro e ele informou a intenção da genitora.


Ana Mira Valente (PPS) queria lançar-se canditada também, começou um processo de articulação e deu uma desaparecida do cenário.


Ainda temos o Nil Vasconselos, "o Piroca",  que de certa forma ambicionava herdar a base de apoio do Wilde Colares com ajuda de Zeca Guimarães, o" Zeca do Bi". Mas Zeca Guimarães, estaria cotado para ser o secretário de educação do outro Zeca Guimarães. (Ah! È tanto zeca...)


- Então... Bem... Nil Vasconselos, pode ainda ser candidato a prefeito de Mocajuba, nunca espécie de esperança de que "dê zebra". Ele disse-me, certa vez:

- Se polarizar, eu venho!!!!

Ainda tem a Fátima Braga (PMDB). Pois é. Depois de muito trabalho, uma rádio comunitária sobre seu comando, um instituto beneficente, apoio das maiores lideranças políticas do PMDB estadual e boas lideranças locais... o resultado das últimas eleições não foi bom. Dizem que ela perdeu um pouco o "ímpeto" pela disputa.

Quem mais se habilita ?

Antecipa-se 2014

Pois é nossa pequena Mocajuba, hoje administrada por Rosiel Costa(DEM) já testemunha uma nova corrida pelo governo local.

Alguns nomes já estão confirmados e bem articulados.

Um deles é o simpático, José Antônio Guimarães, há 18 no PSB, hoje sem partido.

José Antônio Guimarães - Reprodução

Em conversa com ele, na hora da chuva do reveilon, a margem do Tocantins, ele contou sobre sua pretensão. Ou melhor, sobre seu projeto eleitoral.

Ele é o candidato de Estélio Guimarães, vereador mocajubense há vários mandatos. Estélio Guimarães é o maior articulador do grupo que envolve as família Sabá e Guimarães.

Para José Antônio este é seu maior trunfo: uma família grande e bem formada (com médicos, economistas, assitentes sociais, pedagogos e etc.

Ele construiu uma linda casa na beira do Rio Tocantins (diz a lenda que é preciso para ser prefeito em Mocajuba), casou-se com uma linda e jovem esposa mocajubense e agora dispara rumo ao poder executivo local.

Uma questão central para ele é que a intenção tornar-se prefeito em 2014. Ele é sobrinho de Nário Guimarães, ex-prefeito da cidade.

Não trata-se de projetar nome...

Segundo ele, se não vencer é um "sinal" de que Mocajuba não quer ele e a família no governo. Então, não terá segunda vez. È só um tiro.

Uma outra questão relevante no cenário é sua aliança com Alyrio Sabá (PPS), advogado e ex-superintendete do Sistema Penal do Estado (SUSIPE). Alyrio é hoje segundo suplente para o cargo de deputado estadual do PPS.  De modo, que tem tem chances de assumir uma vaga na assembléia já que o deputado eleito João Salame (PPS), deveria (ou já assumiu?) assumir algum cargo no governo estadual, com isso o segundo suplente assumiria, se não fosse sua negativa. O segundo suplente em questão é o vereador de Belém, o professor Pantoja (PPS) e não quer deixar sua vaga na câmara municipal. Informa José Antônio Guimarães.

No final das contas, Alyrio Sabá assumiria como deputado.

Isso muda o cenário eleitoral local. Segundo José Antonio Guimarães, Alyrio Sabá o apoia e tem condições de liderar o PPS para apoiá-lo, neutralizando inclusive as restrições que Aldo Serrão, o líder maior do PPS mocajubense, pudesse oferecer.


Bem. Ainda não acabou.

José Antônio já enviou seus emissários a várias lideranças locais, dentre elas já conversou com  Elielson Miranda (PT-UNIDADE), já enviou emisários a Albertino (PPS), já conversou com Alda Ferreira (PR), mandou recado para Manoel Marques (PT- DS)...

Ah!! Eu também conversei com ele. Foi um papo longo, mas sem conclusões exatas.


Para finalizar: ele é canditado objetivando liderar uma grande articulação contra o atual prefeito Rosiel Costa (DEM), mas já mandou-lhe uma recado: não vai nem tocar no nome dele.

Bem... Ele está animado e, como diz o caboco: "se virando".








Recomeça a era Jatene....

“A história não é estanque e nos impõe entender a herança do passado e rumar para o futuro, sem erros de avaliação. Porque há pouco espaço para erros, como também há pouco tempo para revanchismos e política de miudezas.”

Simão Jatene



reprodução-Diário On Line
È dada largada no novo governo de Simão Jatene.  Com este espírito ele deixa mais traquilos aqueles que trocaram de lado. Bem, foi o mesmo discurso da Dilma, nossa presidente.
Viva a república!!!
"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar