domingo, 23 de janeiro de 2011

Cametaense é preso em Belém acusado de estupros em série


O rapaz é especificamente da Vila de Curuçamba e é conhecido como "Pópó. Já esteve preso, e começou a praticar os crimes logo depois de sair da cadeia. Em Belém todos os dias mulheres são violentatas nas ruas da cidade. Ainda vem esse "teu", dai do Curuçamba aumentar as estatísticas.  Um perigo. Deviam dar um banho de pimenta malagueta nesse rapaz.   Veja os detalhes dos caso.


 Investigações realizadas pela Polícia Civil resultaram na prisão de Cléuton dos Santos Melo, 30 anos, neste domingo (16), na travessa Mautiti, bairro do Marco, em Belém. Agindo com características de ”maníaco sexual”, ele é responsável pela autoria de, pelo menos, quatro estupros de mulheres na capital paraense. Os crimes foram registrados entre os meses de agosto do ano passado e janeiro deste ano. Com o preso, a equipe formada por policiais civis do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) apreendeu dezenas de objetos roubados das vítimas, desde peças de vestuário e equipamentos eletrônicos, e até uma máscara do personagem assassino do filme “Pânico”. Cléuton está com ordem de prisão decretada pela Justiça.



OBJETOS APREENDIDOS

Denominada de “Salto Scarpin”, a operação policial contou com apoio de servidores da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM) e do Centro Estratégico Integrado (CEI), do Sistema de Segurança Pública, e no repasse de informações que ajudaram na identificação e reconhecimento oficial do preso. O trabalho contou ainda com a parceria do GPE (Grupo de Pronto-Emprego); do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; do Sistema Penitenciário do Pará; do Ministério Público do Estado e do Poder Judiciário.



Nos quatro casos registrados na DEAM, fatos em comum chamaram a atenção da equipe de investigação. Responsável pelas investigações, a delegada Alessandra Jorge, diretora da Divisão, explica que as mulheres foram abordadas pelo criminoso em via pública, em bairros centrais da capital paraense e, depois, eram levadas para um bairro distante do centro. Em todos os casos, as vítimas estavam em veículos de alto valor e foram obrigadas a dirigir o próprio carro até o local onde o crime foi consumado. Para abordar as vítimas, o criminoso usava apenas a força física e fazia ameaças. Depois de serem violentadas, elas eram forçadas pelo bandido a conduzir o veículo para outra área da cidade, onde o acusado as abandonava sem levar a chave do carro. Ele ficava apenas com algum objeto da vítima como uma espécie de recordação ou troféu.



Com a entrada do NIP nas investigações, em 6 de janeiro, a equipe policial levantou os locais de abordagem do criminoso. Dos quatro casos investigados, em dois as vítimas foram abordadas no bairro do Reduto; uma na Campina e outra em Batista Campos. Duas delas foram levadas pelo estuprador até a estrada de Santana do Aurá, em Ananindeua, na Grande Belém, onde foram violentadas dentro dos carros. Outra foi obrigada a acompanhar o criminoso até um motel na rodovia BR-316, bairro da Guanabara, também em Ananindeua.



A quarta mulher foi levada até outro motel, situado na rua dos Mundurucus, bairro do Guamá. Após serem violentadas, duas das quatro vítimas foram deixadas pelo estuprador na rua Pio X, no bairro do Marco e outras duas na rua da Olaria, na Terra-Firme. Os crimes foram registrados nos dias 17 de agosto; 3 de novembro e 1 de dezembro de 2010, e o mais recente, no último dia 6. Ou seja, todos os crimes foram cometidos em dias da semana e no período entre 11 horas da manhã e 17h30.



Ao todo, 23 pessoas foram investigadas por suspeitas de envolvimento nos crimes. Com o aprofundamento das investigações, as vítimas reconheceram, por meio de foto, o acusado. O trabalho policial mostrou ainda que o acusado reside atualmente na travessa Mauriti, entre ruas Pio X e Leal Martins, bairro do Marco, justamente, próximo ao local em duas duas vítimas foram abandonadas.



Ainda, no decorrer das investigações, os policiais civis descobriram que ele também tem residência no bairro da Terra-Firme, especificamente, na passagem Vilhena, onde moram familiares dele. Ao ser preso, os policiais apreenderam objetos já reconhecidos pelas vítimas como tendo sido roubados delas pelo estuprador. Entre os objetos, havia jóias de ouro, relógios de alto valor, telefones celulares, roupas e até um computador portátil. Tudo foi escondido pelo criminoso na casa. Para os policiais civis, o fato caracteriza que o acusado apenas visava violentar sexualmente as vítimas e que os objetos levados delas, apenas eram uma espécie de recordação de cada mulher estuprada pelo criminoso. Nascido em Cametá (Vila de Curuçambaba), Cléuton Melo (Popô) mora com a companheira em uma casa aos fundos de um bar, de propriedade do sogro, e não tem trabalho fixo. Ele permanecerá recolhido à disposição da Justiça. O delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, orientou a outras vítimas do acusado que procurem a Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, da Polícia Civil, para receberem atendimento especializado e prestarem queixa contra o criminoso.



Fonte: www.policiacivil.pa.gov.br

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar