quarta-feira, 10 de junho de 2015

Igarapé-Mirí Sob Nova Administração: altíssimo vuco-vuco na capital amazônica do açaí

 prefeito de Iagrapé-Mirí,
Roberto Pina (PT)

Hoje o prefeito de Iagrapé-Mirí, Roberto Pina, (PT), eleito no último dia 27, tomará posse depois de momentos de altíssima tensão jurídica em torno da administração local que atingiu seus píncaros com a tentativa da nova oposição de adiar a posse.


Entenda 

Um grupo de parlamentares entrou com um pedido de liminar na Comarca de Igarapé-Mirí para adiar a posse. Mas a justiça negou. Um altíssimo vuco-vuco na capital do açaí na Amazônia. 



No processo nº 0020383-44.2015.8.14.0022  a decisão proferida pelo juiz  Eduardo Rodrigues de Mendonça Freire lê-se que " não cabe ao Poder Judiciário a interpretação de normas de regimentos internos do Poder Legislativo, porque ligados à atividade política, destarte, interna corporis.

O então prefeito interino Toninho Peso Pesado mantinha forte aliança com grande parte dos Vereadores, o que parecia o grande X da questão.  Havia uma tentativa de transferir ao judiciário uma atribuição da câmara como forma de adiar a posse do prefeito eleito. Mas hoje, tudo é passado e história miriense.

Toninho Peso Pesado
ex-Prefeito Interino de Igarapé-Miri.
reprodução internet


Com a decisão o prefeito Roberto Pina e a vice-prefeita Maria do Carmo Pena Pantoja (vice) foram diplomados no Fórum da Cidade pelo juiz Eduardo Freire e tomaram posse ontem na Câmara Municipal para um curto governo que se estende entre 09 de junho de 2015 a 31 de dezembro de 2016.



Prefeito Roberto Pina (PT)
Diplomação  no Fórum de Iagarapé-Mirí
reprodução: GazetaMiriense



E assim a cidade  retoma a normalidade administrativa dentro de um cenário intenso de mudanças na administração que tem comprometido a construção de mudanças sólidas na prestação de serviços públicos e no desenvolvimento local.



Igarapé-Miri
Fonte: IBGE






A cidade conta com um pouco menos de 60.000 habitantes em um território marcado pela diversidade do bioma amazônico em área de 1.996,790 km2. É mais uma das cidades amazônicas com grave concentração do produto interno bruto no setor de comércio e serviços - onde os serviços públicos são elementos de destaque. 




Fonte: IBGE


O município conta com uma receita de aproximadamente 60.000 milhões anuais, fundamentalmente originada dos repasses do governo federal. Está diante do grande desafio de operar adequadamente a máquina administrativa e garantir a prestação dos serviços essenciais. Mas também, e principalmente de criar ou fomentar  estratégias de desenvolvimento local uma vez que a geração de renda, empregos e oportunidades é um dos grandes problemas dos mirienses. O blog deseja iluminação ao prefeito e a vice nessa empreitada. 

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar