terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cavernas Abertas

Simone de Beuvoir
escritora, filósofa, ensaísta e feminista francesa.



Pois bem, nestes tempos em que um tema de Redação de Exame nacional abre as portas das cavernas, não espanta que muitos, tentem subir ás costas das "meninas" que buscam espaço na construção de grandes projetos de mudança social e política, apenas porque nasceram "meninos".  


A violência contra mulher segue firme não apenas na dimensão físico, mas também, e muito severamente, no campo político. O sistema de dominação machista eu entendo, o que demoro aceitar são as desculpas par tanto. Porquê? Pois sou "menino"! Mesmo todo argumento que tenta escamotear essa verdade, é cínico.


E seguem cegos, em busca de uma justificativa que não se justifica. Um sistema tão avassalador que cega seus operadores, muitas vezes deixando-os cair em contradição e no ridículo. Antes que toda babagem tome conta do pensamento do machista quem também veio aqui ler. Feminismo não é um movimento contra o homens. Mas um MOVIMENTO PELO IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES. HOMENS, NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM MACHISMO. QUEM É CONTRA O MACHISMO, NÃO É CONTRA OS HOMENS. É CONTRA O SISTEMA DE DOMINAÇÃO QUE OPRIME, MACHUCA, DESCARACTERIZA, MUTILA E MATA AS MULHERES, PELO SIMPLES FATO DE QUE SÃO MULHERES.





A luta pela igualdade entre homens e mulheres no campo político e social, não elimina diferenças e especifidades. 
É uma questão política e social. 
Homens e mulheres são diferentes por uma questão biológica, psicológica. No campo social e político, são iguais. Mesmo que as cavernas estejam muito abertas e muitos disfarcem seu machismo por oportunismo e covardia.




Vamos a nós....


Mesmo que eu esteja atualizando pouco demais o blog, qualquer coisa destacadamente importante sobre mim, que seja compartilhável com vocês, eu virei aqui dizer. 
Como vim dizer sobre a REDE. 
Constrange-me todos esses boatos. 
Entretanto, não tanto quanto vocês atribuírem algum crédito, ao que na realidade é uma estratégia daqueles que não estão do nosso lado, do lado do bem.
Representam, sim, o modo de dominação já tradicional na cidade em ação e tentando manter-se, muitas vezes sob uma fina camada de verniz de novos valores. 
Um fino verniz.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar