domingo, 15 de novembro de 2015

Mocajuba (PA) - O futebol mocajubense, esporte, cultura... política pública.

Esse post poderia começar tendo como ponto de referência a seleção de futebol municipal, a seleção de futsal masculina ou feminina - ou ainda os projeto do Prof. Pelezinho que atende mais de 200 crianças na cidade, ou ainda a dificuldade de uso das quadras públicas para treino, ou ainda mais, pelas dificuldades que os times da Semana Estudantil enfrentam para manter suas atividades, pela ocupação dos espaços públicos da cidade por prédios públicos, pelas dificuldades de diálogo sistemático da população com a "Secretaria de Esportes" da cidade....

[...] Todas essas questões precisam de debate .

Time da Família
Família Paes

Mas vamos por outro caminho, uma outra abordagem possível...

Em todas as comunidades e localidades mocajubenses há um campo de futebol. Na localidade do Pesqueiro  não é diferente. É por lá que  o "Time Família Paes Esporte Clube" treina (risos). Com toda a brincadeira que nos é permitida - o fato é que o futebol é tão representativo da cultura brasileira que é capaz de agregar e construir laços, além da atividade física em si. Em Mocajuba (PA) não é diferente. 



O que me encanta é saber que é um traço nacional tão enraizado que nas comunidades agrárias mais afastadas há sempre um campo voltado ao esporte e disponível às pessoas. 


Não raro, é um campo em um terreno cedido por alguém, mas que é utilizado por todos e todas. As meninas também jogam. E jogam muito.


O Pesqueiro é  uma comunidade muito antiga de terra-firme e de onde origina-se a família da professora Luzinete que, tal como muitos mocajubenses, vêm reorientando suas vida e rotina para o espaço agrário, para o campo mocajubense - combinando atividades urbanas e atividades rurais. 



O campo viveu um crise de mais de 20 anos. Eu vivi pouco tempo a época áurea da pimenta em Mocajuba (PA) - depois dos anos 1990, a crise se instalou gravemente transferindo gente para a cidade e para fora dela. Mas... por força das pessoas, do povo comum, nosso campo ganha vida. 









a torcida
uma parte









na Amazônia é assim
um terreno limpo
no meio da floresta
uma festa








São coisas tão nossas, tão próprias de nós que passam apenas para o plano do cotidiano e das práticas sociais e são negligenciadas pelas políticas públicas. 


O campo de Mocajuba (PA) precisa de uma política pública consistente que dê conta de todas as suas dimensões: econômicas, políticas, sociais e culturais. É preciso pensar a política de comercialização, de produção, de infra-estrutura - sim. Mas as atividades esportivas e culturais também devem ser alvo da política pública. Em qualquer comunidade o espaço de socialização e integração social organiza-se também em torno de um campinho. São tantos campos... Pura poesia.


O esporte ainda é, em qualquer lugar do mundo, uma questão central para se pensar o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida de seus cidadãos e cidadãs. Nas comunidades mocajubanas, no campo ou na sede municipal, é a atividade da agregação e capaz de produzir grandes transformações e, talvez impedir a escolha por caminhos obtusos.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar