domingo, 2 de agosto de 2015

Mocajuba: Família Nunes! E o turismo do afeto.

Imagem: Nelma Nunes
Concita, Domingos Matias (patriarca), Rarison Nunes, Domingas Nunes (mãe), Pepeta, Jed , Biana Nunes, Cleia Nunes, Léia Nunes  e Nelma Nunes.
reprodução Facebook
O período das férias escolares e feriados  trazem para Mocajuba (PA) seus filhos e filhas  dispersos pelo mundo e promovem a integração das famílias.


A maioria das famílias passam por isso, provavelmente, em todas as cidades dos interiores do país. Tenho pensado sobre o tema e chamando de turismo afetivo. Um grande vetor do turismo local. Sua grande atividade é o reencontro e o afeto dos grupos de famílias.   Um certo sentimento de pertencimento e de auto-reconhecimento que espalha felicidade e um movimento novo, mesmo que momentâneo, em todos os âmbitos da sociedade local.



Sua força deveria ser melhor considerada nos programas de desenvolvimento visto que esse movimento desconsidera inclusive a falta de equipamentos de turismo e estruturas formais como as redes de hospedagem, de culinária e serviços de lazer. Move-se pela identidade e pelo conforto do sentimento de pertencer a um lugar e a uma dada " gente".


Assim, os filhos e filhos dispersos pelo mundo, voltam de tempos em tempos apenas para reconhecer-se dentro do ambiente onde guardam lembranças, amizade e afeto. A família acima, liderada por um pequeno comerciante do tradicional mercado da cidade que viu seus filhos e filhas buscarem oportunidades em outras praças.  Dos filhos de "seu Dominguinho" e Dona Domingas, quatro moram em outras cidades: Léia, Rarison, Jed e Pepeta - mas de tempos em tempos estão em Mocajuba (PA) trazendo conhecimentos, informações, cultura, grande dose de alegria e, dinheiro.


Esse turismo do afeto, do pertencimento, do retorno ao lugar -  pode trazer de volta sempre que possível os filhos e filhas da cidade. Com estrutura adequada e uma boa dose de planejamento, trazer, mais deles e mais vezes.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar