terça-feira, 12 de maio de 2015

O trabalho da Igreja Cristã do Brasil em Mocajuba (PA) - A congregação de Visita Domiciliar e a Questão do Estatuto do Idoso





O trabalho mudo da Congregação Cristã do Brasil em Mocajuba (PA) é uma das coisas mais humanistas que acompanho -  verdadeira poesia. O trabalho consiste em levar canto, oração, amizade e muito amor ás famílias especialmente aos enfermos, aos mais velhos e os que mais precisam.  Trata-se, mais do que um trabalho religioso - uma questão humanitária. No Bairro da Pranchinha, as irmãs Lene, Ruth, Lurdes, Elisandra e Rubenita fazem esse trabalho.





Visitam as pessoas e levam grandes doses de amor que, depois que elas saem, contaminam a vida das famílias visitadas. Apesar de tudo, apesar deles...




Tais ações  fortalecem correntes do bem, laços de solidariedade e cuidado humano em um cenário onde o poder público "dá as costas" aos  que mais precisam - o trabalho voluntário das igrejas trazem conforto aos corações.




É sempre válido lembrar que o Estatuto do Idoso assegura tratamento diferenciado pela rede pública. Uma obrigação legal que exige, relativamente, poucos esforços para seu cumprimento que deve ser feito pela rede de saúde e pela assistência social - questões que devem ser encaminhadas no âmbito do município pelo Conselho  Municipal do Idoso, conforme a Lei 10.741. 





Diante da inoperância do Estado (em sentido largo) -  a assistência das entidades religiosas é ainda de maior relevância. Minha mãe recebe a visita regular da Congregação de Visita Domiciliar da Igreja Cristã do Brasil - mesmo sendo católica fervorosa. Ela tem no grupo um fonte de amor, amizade e conforto incomensurável. Mas é eu direito, assim como de todos os idosos brasileiros,  ter a visita regular dos médicos e da assistência social para acompanhamento. É o que diz a lei. Certo que uma coisa não exclui a outra. Contudo, em um cenário de negligência do poder público quanto aos  serviços essenciais - as atividades religiosas tornam-se mais que um bálsamo para a alma...





É oportuno lembrar que a prestação de serviços básicos não deve ser apenas uma questão de caridade - posto que constituem um direitos fundamentais individuais e coletivos - dentre os quais está o atendimento aos idosos. 





O trabalho da Igreja  é em alicerce fundamental daqueles que são negligenciados pelo Estado (em sentido largo) tendo um papel lindo, divino.


















Ps. Minha mãe também aproveita para dar uma boa "palestra", obviamente. Visto que ela está acometida apenas de problemas físicos - mas  sua sapiência e sagacidade continuam as mesmas.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar