quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mercado Municipal de Mocajuba: Centro de Referência Histórico Cultural e Polo da Economia Popular




O mercado municipal representa um dos maiores instrumentos da economia popular mocajubense - em um tempo em que o que temos como base econômica local - é a economia do chamado baixo circuito aquela organizada e promovida pelo cidadão médio, pelos pequenos empreendedores - e não só aqueles que possuem um ponto fixo de comercialização, mas também aqueles que trazem da Vila Elin, do Tambaí, do Uxizal, da Tabatinga, do Acapuquara, da Cenira, do Areião, das 15 comunidades ribeirinhas da cidade desde a Santana até Vista Alegre e Porto Grande... 




O mercado municipal é patrimônio popular e instrumento de cidadania. 
É nosso.
E se a gente não cuidar, o transloucado vai destruir. 
E com isso se vai uma parte de nós.



Hoje, os comerciantes e toda população assistem por birra de um despreparado o seu abandono e sua transformação em um espaço marcado pelo descuido público. Vejamos o cuidado recente que o Mercado do Ver-o-Peso vem recebendo das autoridades por seu papel histórico e para a economia popular e quando solicitaram (vejam bem...) a PARTICIPAÇÃO da população para mudar a cor, apenas a cor, a população negou. Sabem porquê, porque nestes espaços está a história da vida, do cotidiano, das trocas pessoas, da solidariedade ....


Recebi muitas sugestões de postagens sobre outros pontos da cidade que são tratados com mesmo descaso e despreparo. Eu não fujo da raia. mandem os documentos e as fotos que eu garanto o espaço aqui.


Ah!! Sobre o Posto Bacuri e Sobre o Cimento, o material de construção, da saúde, do alimentação escolar e dos eletrônicos.... ? Ora vamos pedir as notas de compra para o prefeito, afinal ele é nosso empregado, é apenas um servidor e nos deve satisfação e deve cumprir a legislação. 

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar