sábado, 19 de março de 2011

Mocajuba: Instituto Nossa Senhora das Graças levanta a bandeira da ecologia em Mocajuba

Com o tema Ecologia, realizou-se hoje, em Mocajuba, a PROCISSÃO CATÓLICA DAS CRIANÇAS  sob a coordenação das diretoras do Instituto Nossa Senhora das Graças, o popular Colégio das Freiras.

O tema escolhido pela instituição ligada a congregação vicentina tem suas razões na cidade.

A direção da escola  sabe muito bem o que faz e porquê faz.

Conta-se com a força da educação para mudar o quadro ambiental mocajubense, que, mesmo tendo grandes potenciais, ainda padece com as questões de sustentabilidade ambiental. Algumas questões merecem destaque:


1. A cidade não conta com política de saneamento e vive em crime ambiental.  O esgoto a céu aberto e o despejo de resíduos direto no Rio Tocantins enquadram nosso gestor  na lei nacional de crimes ambientais. Isso,  em sociedade ativas leva a ações de improbidade administrativa e responsabilização do prefeito; Prefeito, como andam as coisas nesse sentido?
Despejo de Esgoto direto no Rio Tocantins
Foto: Carmen Américo

2.Outra grande problemática é o problema do lixo urbano configurado em um lixão a céu aberto à margem da Rodovia PA-151, que já contaminou o Igarapé do “Ipixuna”e  traz graves riscos a saúde das comunidades do Novo Horizonte e Prachinha. Outro crime tipificado na Lei de Crimes Ambientais. Mas a questão não é tã somente a responsabilização das autoridades e sim a sustentabilidade ambiental local.


Lixo em Mocajuba
Foto: Maria José Trindade (02/2011)
3. Ainda temos a GRAVISSÍMA ALTERAÇÃO na Praia dos Gorgons, que dispensa fotos. A prefeitura local, ignorando todas as leis e necessidades de gestão, regularmente, para promover festas, aterra a praia com material de origem desconhecida,  impactando a geologia da orla, assoreando o rio Tocantins, levando aos últimos suspiros as fontes de água existentes na praia. 

As políticas culturais não podem responder apenas a necessidade de fornecimento de cerveja, especialmente, se tiver alguma ligação com o prefeito mocajubense;

È preciso que tais políticas (leia-se festas pura e simples) sejam pensadas de forma a garantir a sustentabilidade da Praia dos Gorgons e do Rio Tocantins. As internvenções estão tornando-se irreversíveis e os danos irreparáveis.

4. A quase imperceptível atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que ainda não consolidou o Sistema Municipal de Meio Ambiente e fica na ribalta de duas outras secretarias municipais.  Alguém sabe em que se baseia hoje as ações da Secretaria de Meio Ambiente de Mocajuba? Secretário, preciso de uma entrevista com o senhor.


5. E por último na lista, para não cansá-los, temos falta de ação quanto ao Cadastramento Ambiental Rural (CAR) uma vez que Mocajuba, até então, não aderiu a proposta de encabeçada pelo MPF-PA que poderia assegurar ao município grandes avanços na gestão ambiental rural;

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar