domingo, 19 de julho de 2015

Mocajuba é tema de reportagem do jornal o "Diário do Pará", mas o que chama atenção é a foto ilustrativa....

(Foto: Reprodução/RBATV)
publicada pelo DOL

A reportagem intitulada " Moradores denunciam abandono" chama mais atenção pela foto ilustrativa do que pelo conteúdo em si, que é bastante grave: limpeza urbana precária, crise no comércio local, falta de política pública de turismo, pagamento de professores em atraso... 



Com a legenda "Sem governo: em Mocajuba, o mato e o lixo tomam conta das ruas e a população sofre sem serviços essenciais uma reprodução da RBATV", mas sem identificar o bairro e a rua, fez com que a reportagem que trata de suposto abandono do governo chamasse  tanta mais atenção e causasse indignação de internautas nesta manhã de domingo.




Reportagens assim, costumam tocar a questão da identidade local e acabam possuindo efeito reverso. E todos tentando descobrir onde fica o local e até questionando sua origem. E ainda apareceu um rapaz (Perfil Pablo Vão TCN) para nos chamar de "Fim do Mundo". 
Mas-loooogo!. Antes era Cametá (PA) agora somos nós. 




Nota do blog o conteúdo da reportagem.



Há uma crise econômica e administrativa na cidade que, se não fossem os repasses federais estaria em pior situação ainda. Os recursos do governo federal e os programas do governo petista sustentam a administração da cidade e injetam recursos diretos aos cidadãos e cidadãs através do Programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, e Seguro Defeso. E esse recurso sustenta o comércio local em grande medida.



A crise administrativa soma-se a crise econômica e social com a reprodução ampliada da pobreza e aumento da inserção de jovens no mercado de trabalho sem  vagas e opções disponíveis.



Uma crise tornou-se crônica pois entra prefeito e sai prefeito e não há política de desenvolvimento definida - todos às voltas com questões legais da administração. A chamada "elite tradicional" ocupa-se em reversar-se no poder. Contudo, isso não tem se revestido em estratégias novas de desenvolvimento, atração de investimentos e criação de novas oportunidades de renda.




A reportagem trata isso como responsabilidade de um único agente quando sabemos que o executivo e o legislativo local há tempos que precisa de digamos " uma sacudida".  





Esse blog não alinha-se a idéia de que há falta de governo.

Nunca houve falta de governo. 
Há governos obtusos e comprometidos consigo mesmos e que sua própria manutenção no poder. Wilde Colares, Amadeu Braga, Rosiel Costa e agora seu vice (ex-amigo de infância que virou inimigo) José Antônio Castro fazem parte da mesma oligarquia que se revesa no poder a tempos. Brigam aqui, recompõem ali. 



E vão "muito bem, obrigada"!

Perguntemos: 
"Eles" estão preocupados com o movimento da feira, com a falta de médico, com a falta de pagamento retratada na reportagem, com a perda de dinamismo do comércio...? 
Ou será que quem sofre com isso são os cidadãos  e cidadãs comuns  que vivem na cidade e da cidade ou os que têm preocupação legítima com ela? 



E lhes digo, mais ainda.

Essa coisa de se alinhar a um deles e começar a agir como se eles fossem verdadeiros santos, eximindo-se de qualquer postura crítica em troca de favores e posições tem levado a cidade para o ambiente em que está. 

Shiiii! 
Não adianta chorar. 
Existem diferenças entre eles. 
Sim!


Mas quanto às estratégias de desenvolvimento não há nenhum menino catarrento que consiga ver algo realmente diferente e que tenha conduzido a cidade a outra direção. 
Questões simples e exigidas pela lei são verdadeiros mitos: concurso, transparência pública, participação popular passam longe da administração local. 
Seja com fulano ou beltrano!


Segue o link da reportagem aqui. 
O choro é livre!

Fotos Compensatórias










A fotos são da Lucilene Félix

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar