quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mocajuba: Embates políticos em alta na cidade e a novela do Mercado

Eu fico primeiro lugar , destaco que fico a observar os movimentos por rigor da informação, antes de pensar qualquer coisa e de apresentar a notícia para vocês. Já que este é um blog de opinião e não um portal de notícias.









Mas, mesmo depois de conversar com os tantos que me ligaram para tratar da nova polêmica da cidade, a derrubada dos box's - não é possível não ser abatida por certo sentimento de tristeza com o trato que a coisa pública recebe em nossa cidade.








Vamos aos fatos!!




A grande questão é que a atual gestão [liderada prefeito em exercício, José Antônio Castro [que é de fato vice, de Rosiel Costa (PR), o prefeito  afastado sob acusação de formar uma quadrilha para roubar a cidade] - informou aos usuários de alguns espaços do Mercado Municipal de Mocajuba, que  teriam que mudar de lugar pois alguns pontos seriam demolidos.



Foi dado início a uma grande polêmica.


Dona Juscelina Sanches Costa, é a vendedora do Box nº. 02, Presente de Deus, de um lado dela está uma vendedora de Pão, no Box nº. 01, comandado pela Dona Tatiana Corrêa, e do Outro, Frangão do Vila, de propriedade do empresário local, "Vila". Vila é membro destacado do grupo que apoia Rosiel Costa (PR), o prefeito afastado.





Pronto.
Começou uma enorme confusão.
No meio dessa confusão, estão as famílias que dependem exclusivamente desse comércio para seu sustento.





No meio dessa confusão está justamente aqueles que são excluídos do poder quando se trata de um política de desenvolvimento (DESCULPEM, NOSSA CIDADE NUNCA PAROU PARA PENSAR SERIAMENTE NISSO) e são usados pelos que estão em disputa poder quando precisam manipular, enganar...Mas fundamentalmente para formar verdadeiras cortinas de fumaça sobre a realidade dos fatos.




Veja o vídeo enviado ao blog com o tema que animou o vuco-vuco da política representativa.








Como mostra o vídeo eles alegam "perseguição política" e como justificativa para não acatar a transferência, que o novo lugar seria fétido.





Bem, o que me causa muita tristeza é que de fato as pessoas envolvidas, em sua maioria são cidadãos e cidadãs alijados do poder e da distribuição da riqueza na pérola do Tocantins, contudo vem ao centro da cena dentro de um embate entre fatias das oligarquias em disputa pelo comando da cidade.





Por outro lado [...]
O que diz a prefeitura de Mocajuba e seus representantes, acusados de perseguição política?



[Continua]




Pois bem.
O blog indagou o prefeito sobre o tema.

[Ele tinha acabado de chegar de Mocajuba, déaviãodizque, para tentar liberar recursos da cidade que estão bloqueados]

José Antônio Castro (PSD) respondeu ao blog que os box's foram notificados  pela prefeitura;
- que seriam demolidos pois foram construídos de forma irregular e precisam ser removidos, - - que conversou antes com os ocupantes,
- que, contudo, recuou  da intenção;
- que deverá mover fazer uma denúncia ao Ministério Público e mover uma ação contra os ocupantes irregulares;







Bem, é isso minha gente.
Tudo vai ficar como está e deverá seguir para o caminho da justiça;
E esse caminho poderá comprometer a imagem da gestão pública da cidade junto aos órgãos de justiça, presumo eu, uma vez que a judicialização das questões sociais não é sinônimo de civilidade.





Mas a polêmica está posta!!


Muitos acusam a atual gestão de revanchismo uma vez que os ocupantes ainda são apoiadores de Rosiel Costa (PR) o prefeito afastado.
Outros acreditam que há contradições graves,  uma vez que Salomão Sacramento (PPS), [hoje vereador, mas que foi antecedido pelo pai na base do governo rosielsista, e mesmo como cidadão comum, poderia ter tomado providências]; Socorro Dutra (PMDB); e mesmo o atual prefeito José Antônio Castro (PSD)  estavam no governo de Rosiel Costa (PR) quando os box's foram construídos e poderiam ter movido ações, realizado denúncias e tentado impedir a construção deles, já que seriam irregulares.  E que hoje estão tentando demonstrar força ao grupo de Rosiel Costa (PR) com o qual romperam. 








Outros, acham os box's foram construídos e entregues a ocupantes sem critérios de publicidade e transparência ficando sob uso de pessoas que apoiam Rosiel Costa (PR) prefeito afastado – e que devido a irregularidade da construção deve mesmo ser demolido.






E você,  o que acha?




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar