Na terça-feira (15/3), quando se comemorou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o MMA - Ministério do Meio Ambiente, lançou, em São Paulo, três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas plásticas.
Lançadas, nesta manhã, na sede da Abras, as cartilhas foram editadas a partir do sucesso da experiência da campanha Saco é um Saco e de outras iniciativas surgidas no País para a solução do problema. Desde o início da campanha Saco é um Saco, a indústria brasileira deixou de produzir 5 bilhões de sacolas plásticas entre 2009 e 2010.
Os volumes trazem orientações para municípios sobre a importância do uso de diferentes mídias para favorecer a divulgação da campanha municipal, além de orientações para instituições públicas ou privadas sobre a experiência da campanha em promover articulações entre os setores envolvidos, de maneira a viabilizar sua realização.
As cartilhas também oferecem dicas para facilitar a mudança de hábitos do consumidor, apresentando alternativas para o acondicionamento de compras e de lixo e apresentam exemplos de experiências internacionais e nacionais, assim como fatos e impactos ambientais que justificam a ação do Governo e da sociedade para reduzir a quantidade de sacolas plásticas consumidas no Brasil.
As publicações contam com o apoio da Abras e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e estarão disponíveis em meio eletrônico (PDF) no blog da campanha Saco é um Saco, ou poderão ser solicitadas pelo email: consumosustentável@mma.gov.br.
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