terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Governo do Pará: Perdeu a Carteira de Identidade ? Agora você pode agendar pela internet e fugir daquelas filas intermináveis

Desde  segunda-feira, 14, os cidadãos paraenses já podem solicitar pela internet a carteira de identidade. Pela primeira vez no Pará, a Polícia Civil coloca à disposição da sociedade um serviço de emissão do documento através da rede mundial de computadores. O serviço eletrônico desenvolvido pela equipe da Diretoria de Informática da Polícia Civil agendará atendimentos em três postos de identificação na Região Metropolitana de Belém: Posto Central de Identificação, na Avenida Magalhães Barata, 209, bairro de Nazaré; Posto da Galeria BR, na rodovia BR-316, km-1, em frente ao Shopping, e Posto “Tá Na Mão”, na Avenida José Bonifácio com Avenida Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá.

Veja como fazer clicando no Informações abaixo e agende logo o seu. Se não precisar informe um amigo (a). Vida moderna. Projetos simples que aceleram a vida dos cidadãos e das cidadãs.


Por meio do site da Polícia Civil - www.policiacivil.pa.gov.br - qualquer pessoa poderá requisitar o documento clicando em um banner no site (clica ai). Já clicou ?. Então, um formulário abre  automaticamente. Nele, o interessado (a) digitará seu nome completo. Em seguida, escolherá o posto de identificação em que deseja receber o documento e a hora do atendimento. Depois, informará um e-mail para contato. Após clicar em enviar, automaticamente, o cidadão receberá no e-mail informado a confirmação da solicitação. A mensagem será identificada pelo e-mail agendamento@policiacivil.pa.gov.br.



Ao clicar em confirmar, o cidadão concluirá a solicitação do agendamento pela internet. Ele receberá uma mensagem com o número de protocolo. Essa numeração deverá ser anotada ou impressa pelo cidadão, pois ele será atendido no posto de identificação, no dia e hora, mediante a apresentação do número de protocolo. Se a pessoa desejar cancelar a solicitação por algum motivo, haverá no rodapé da mensagem um link de cancelamento. Ao clicar nesse link, automaticamente, a solicitação será cancelada.



Importante ressaltar que o agendamento eletrônico só envia mensagens para e-mails se o serviço for solicitado no site da Polícia Civil. Se você não solicitar o serviço no site e receber alguma mensagem semelhante, apague a imediatamente. Vale salientar que o agendamento da emissão da carteira de identidade por telefone continua. Criado no mês passado, o serviço atende, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, pelos telefones 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. Pessoas sem acesso à internet podem solicitar o documento nos mesmos postos atendidos no serviço eletrônico.



Com o novo serviço, a Polícia Civil vai acabar de vez com antigos problemas que dificultavam o acesso da população ao documento de identidade, como as filas de madrugada nos postos de identificação e as irregularidades registradas nesses locais, como vendas de lugares nas filas. A meta da Diretoria de Identificação da Polícia Civil é, com o tempo, ampliar o atendimento eletrônico para todos os postos de identificação. O serviço por meio da internet representa a modernização da prestação da cidadania pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar