sábado, 11 de setembro de 2010

Mocajuba: o prolongamento da PA 256 até Mocajuba


As obras da PA-256, no trecho que liga a PA-151 a PA-150 estão a pleno vapor. A foto abaixo mostra a obra há 10 dias atrás quando a estrada "varou" na PA-151.





A PA-256 prolongada até a PA-151 no
município de Mocajuba (Ramal do Laguinho)
Foto: Carmen Américo

A estrada interliga nossa região a uma das mais importantes rodovias do estado, a PA-150, com uma das mais importantes do país, a Belém/Brasília(BR-010).


A partir de então, integra Mocajuba, e por via consequencia Cametá e outros municípios do baixo-tocantins, diretamente aos grandes centros consumidores. A ~questão logística da região se altera significativa, ainda virão, e tomara que logo, as pontes do Meruu e Igarapé-Miri, a obra de Baião está em fase final.



As novas áreas de produção do dendê seram beneficiadas e integradas às zonas antigas de produção em Tailândia e Moju.

Observe no canto direito da imagem as plantações de grandes empresas. È desta zona que parte o prolongamento da PA-256. Esta obra é parte das ações que envolvem a criação de um  modal hidroviário ligando Tailândia ao Porto de Mocajuba.

Apenas uma grande empresa possui mais de 36.000 ha de puro dendê.

Outras multiplicam-se na região. O projeto da Petrobrás que atinge Mocajuba é uma das grandes ações que atingem o baixo-tocantins.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar