domingo, 12 de setembro de 2010

Mocajuba: a produção de óleo de palma (dendê)

O município de Mocajuba, desde os primeiros momentos de organização da ocupação, está ligado a produção agro-extrativista tendo uma reorientação para a produção de pimenta do reino na década de 60.

Uma reorientação que revelou-se insustentável. Hoje a grande maioria dos produtores de pimenta do reino estão envoltos em dívidas bancárias, seja pela dificuldade de gestão da propriedade, seja pela instabilidade agronômica dos pimentais ou falta de habilidade para a atividade.

As ilhas revelam seu dinamismo e a produção extrativa é o grande mote da produção local. Èh!! As ilhas.

Hoje por conta da conjuntura internacional e a necessidade de geração de energia limpa, a Petrobrás, em um arranjo institucional forte, traz o dendê como alternativa de produção nas áreas de terra-firme.

Mas, tem muita gente em Mocajuba que nunca, sequer, viu o tal dendê. O sindicato dos trabalhadores rurais ainda está levantando informações sobre a produção e o modo de funcionamento dos arranjos institucionais. Outras lideranças não apostam no dendê como alternativa de produção sustentável para o município.


O fruto do dendê
Portanto, vez por outra teremos aqui um sessão para levar informações sobre a produção do óleo de palma, produção, manejo, rentabilidade e outros.


Por enquanto, apresentamos algumas imagens da área de produção familiar no município de Moju, a região do Araui onde atualmente 185 produtores cultivam 1500 pés de dendê, uma parceria com a empresa AGROPALMA.

Produção de Dendê por agricultores familiares em Moju-PA.
Dendê na agricultura familiar em Moju: a florescência.
São três projetos de 500 ha que correspondem a três fases de implantação que começou em 2001. Lá o arranjo criado envolveu a prefeitura, o governo do estado, os agriculturores e a associação, e finalmente, a empresa AGROPALMA.

Atualmente, a AGROPALMA mantém um equipe técnica para acompanhar o projeto, a associação paga os fiscais de produção, o transporte e o adubo.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar