segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mocajuba: Democracia em Pauta (Agressão)

O Original João Buração
Mocajuba protesta com primo irmão do João Buração, o Zé Vergonha. Quando o borracheiro Irandi Pereira da Rocha, de 39 anos, criou o boneco João Buração no Rio de Janeiro, não imaginava que sua forma bem humorada de propesto ia tornar-se forte aliada da reinvidicações populares. Pois bem, João Buração, foi parar no Fantástico (Programa GLobal de maior audiência aos domingos) e "viaja" pelo país, chamando atenção de autoridades publicas para problemas sociais, geralmente urbanos e ligados a pavimentação ou manutenção de vias públicas. Decorre que o "boneco-protesto" não dá conta de atender a todas as solicitações nacionais. Então multiplicam-se em todo território nacional bonecos similares com o mesmo propósito.Na maioria dos casos, tornaram-se um instrumento da população na luta por direitos.

********************************************************
Vejamos que a criatividade popular não tem limites. Um "similar", "irmão mais novo" foi construído em Mocajuba (PA). Devidamente, instalado na rua 07 de Setembro em frente a uma grande "vala" aberta, o paramentado Zé Vergonha fez seu protesto. Entretanto, neste caso, o problema parece não ter sido resolvido e o boneco ativista, de nome Zé Vergonha, foi brutalmente dilacerado por funcionários da prefeitura no dia 04/06/2009.
Zé Vergonha Mocajubense
Democracia á Mocajuba: o grande consolo para os moradores da referida rua esburacada e enlameada é que o boneco pode ressucitar a qualquer momento.Vida Longa ao Zé Vergonha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos alunos da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, que tiveram coragem de enfrentar o prefeito do Pão e circo, em prol de seu Município.Vocês são realmente pessoas que tem compromisso e amor por sua cidade e pelos alunos que tanto almejam entrar para uma faculdade e quando organizaram um ato público para revindicar a permanência da UNIVERSIDADE em Mocajuba ganham nossos respeito e adimiração. Pois saibam vocês povo de Mocajuba que se o curso de História não ficar no Município, talvez nunca mais teremos a UFPA aqui, para que nosssos filhos possam estudar uma vez que não temos condições de mandá-los para outra cidade estudar.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar