domingo, 14 de fevereiro de 2016

Caso Leandro Carvalho! A prisão de ribeirinho mocajubano seria uma anedota popular se não fosse profundamente trágico.



O título poderia ser: ribeirinho mocajubano vem à Belém (PA) procurar tratamento médico e acaba na cadeia.

Leandro Carvalho
arquivoenviadopelafamília


Leandro Carvalho é um típico menino ribeirinho adotado, ou criado - como se diz por aqui,  pelos avós Dona Aldenora Corrêa Carvalho e João Carvalho que residem  na zona ribeirinha de Mocajuba (PA), no Bairro da Fazenda. Um lugar paradisíaco conhecido como a Praia do “seu” Carmecito - lugar que carrega o nome do patriarca da família.  





Deslocou-se para Belém porque recebeu diagnóstico de tuberculose e ficou na casa do irmão. Precisava de uma rotina de tratamento que na cidade de Mocajuba (PA) não seria possível. 

Segundo  familiares, e conforme pode se verificar nas buscas nos registros do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Leandro nunca esteve envolvido em crimes ou assemelhados. E é pessoa muito querida, como demonstra a mobilização da família para assegurar sua liberdade.




Leandro Carvalho é vítima.
E não réu.
Alega a defesa.

Leandro Carvalho com o Irmão Robson Carvalho
arquivo enviado pela família


No dia 08\02, como já relatamos aqui,  houve um assalto à mão armada por dois sujeitos na Orla de Belém, bairro do Jurunas.

A Guarda Municipal de Belém saiu à cata dos assaltantes e encontraram uma viatura da policia militar e relataram o ocorrido, os policias detiveram Leandro à Passagem Marcílio Dias que fica nas proximidades do ocorrido. E onde mora o irmão.




A mesma rua onde residem os familiares que o hospedavam para fazer o tratamento medico, conforme trecho da solicitação de liberdade;


[...]
A vítima atestou que se tratava dele.

[...]


Ele negou.

[...]
Ainda assim foi detido e acusado de assalto a mão armada – Artg.157.


[...]


A vítima informou que foram roubados: um celular e o cordão de ouro que ela usava. E teria reconhecido Leandro pela cor da camisa;

 Importante, com o mocajubano, não foram encontrados a arma, ou o cordão, ou o celular.

O rapaz foi então foi levado até a Delegacia de Polícia do Jurunas e encaminhado ao Centro de Triagem da Cremação, onde foi ouvido e alegou inocência. 


Em seguida, a Defensoria Pública entrou com um pedido de revogação da prisão e aguardam o parecer do Ministério Público.  Por outro lado, advogados particulares também o fizeram. Conforme se vê nos trechos acima.

A demora está levando a família ao desespero e provocando uma série de manifestações. Considerando, além das questões já alegadas,  que se o Leandro Carvalho estava em tratamento médico.


manifestação realizada em Belém do Pará
arquivo enviado pela família

Diante da alegada inocência de Leandro cabe uma pergunta:

Se Leandro fosse branco, de olhos claros, e vestidos como os meninos da classe média ele teria sido levado? Confusões são sempre possíveis. Desconfio apenas que tais confusões seja mais frequentes quando se trata de nossa gente com a estética típica da periferia, seja ela urbana ou rural.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar