sexta-feira, 6 de novembro de 2015

José Antônio Castro, vice-prefeito de Mocajuba (PA), solicita licença de quatro meses do cargo, e pode abrir caminho para que Estélio Guimarães venha assumir a prefeitura.



Sim!!!

***

Um pedido formal de licença foi encaminhado ao blog. O texto abaixo fala em licença não remunerada e alega motivos pessoais.  


Exibindo IMG-20151106-WA0024.jpg
                                                                               ***

O documento chegou ao blog juntamente com uma série de telefonemas e chamados dando conta de que o vereador Estélio Guimarães assumiria a prefeitura de Mocajuba (PA).







Geeente, 

                                                                                ***



Meus zaaaaaamores...!!!



                                                                                 ***

Não é beeeeem assim. 



****


O que ocorre, de fa-to, é a possibilidade de saída momentânea de José Antônio Castro, o vice-prefeito que queria ser Boto. "Possível" saída,  já que se  trata de um caso que requer votação pela Câmara Municipal. E isso requer que muitos concordem com os motivos dele.


                                                                                ***


José Antônio Macedo de Castro
vice-prefeito de Mocajuba

                                                                             ***
Pois bem.
Na prática nada muda imediatamente. José Antônio Castro, ex-aliado e atual inimigo de Rosiel Costa (PR), já não participa mesmo do governo quando o titular assume, já que eles não dialogam e até já foram as vias de fato nesta disputa pela cadeira mais bonita da cidade. Quando Rosiel Costa (PR) volta, José Antônio entra em uma espécie de férias forçadas. Não é? [Não é o primeiro vice a ficar nessa situação]

Prefeito Rosiel Costa
Vice-prefeito José Antônio Castro
em tempos de paz


A grande questão são os bastidores desse fato aparentemente usual. Uma licença de um funcionário público, contudo com regras específicas para licenças - que neste caso, passa pelo legislativo. Mas que leva inevitavelmente a possibilidades de novos arranjos de poder. 




                                                                            ***

Câmara de Mocajuba em um dos momentos
de posse de José Antônio Castro com prefeito interino
É a Câmara de vereadores que vota a licença do vice-prefeito.




                                                                             ***
Decorre que muitos, inclusive esta bloguer acreditam que um dos grandes sonhos do nosso vereador com maior número de mandatos e filho da oligarquia tradicional é ser o alcaide da cidade, o prefeito de Mocajuba (PA). 

vereador Estélio Guimarães
reprodução internet



                                                                            ***

Estélio Guimarães (PSDB), o presidente do legislativo mocajubense,  esteve sempre apoiando José Antônio Castro (PSD), inclusive quando ele enfrentou severas ameaças de cassação com a aparente concordância de muitos que compunham sua então base, conforme foi inclusive veiculado na cidade ou presenciado nas sessões em seus debates acalorados. 






Um contexto em que  também tornou-se um de seus maiores articuladores dentre seus pares. Ao fim do período de gestão  apenas Estélio Guimarães e o vereador Nil Vasconcelos (PSDC) mantinham-se perfeitamente alinhados a prefeito interino - até que tudo ruiu. Rosiel Costa (fastado sob acusação de formação de quadrilha para roubar os cofres da cidade) retornou ao comando da prefeitura e seus cofres.

vereadores mocajubenses
ao centro vereador Estélio Guimarães
                                                                               ***

O que está em jogo? 
Em primeiro lugar, estão os "motivos pessoais" alegados pelo vice-prefeito. 
Contudo, o que causa todo o burburinho é que a escala de substituição no cargo de prefeito é alterada. 
Quando o prefeito sai. 
Assume o vice. 
Se o vice está licenciado, assume o presidente do legislativo - que no caso em tela, é o vereador do PSDB.




[O processo contra Estélio Guimarães, movido na comarca de Mocajuba (PA) pela promotoria resultou em um TAC- um termo de ajustamento de conduta. ]


Mas, primeiro, o Rosiel Costa (PR) tem que sair.

E será que ele sai em breve? 




Um comentário:

Anônimo disse...

Se isso vier acontecer de fato. É uma tremenda palhaçada. Aonde fica a democracia nesse município? Será necessário ter eleição em 2016? Eu acharia que não deveria ter eleição em 216 porque o nosso voto não está sendo respeitado. Porque o que estão visando é apenas posição e não a população . Isso sim é uma vergonha. Antes que me julgue não estou aqui pra defender nem A e nem B, estou apenas como uma simples cidadã .

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar