quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mocajuba Protesta por Dias Melhores na Educação no Campo, Questionam a Democracia Representativa e o Caos Administrativo Que se estabeleceu na Cidade


Fotos: Reprodução\Facebook Manny-Thayane Ferreira

Antes das oito horas da manhã a cidade já protestava...
[...]
Atualizando.


A manifestação é uma iniciativa popular liderada por moradores da comunidade de Nova Aliança, envolvendo pelo menos 12 ramais da zona rural do município. a própria democracia representativa, negaram a participação dos vereadores de Mocajuba (Pará ) e deixaram claro que a bandeira deles é a Educação.


No entanto solicitaram apoio do legislativo para encaminhar as demandas da Escola e da Comunidade de Nova Aliança.


O protesto começou ás 6:00 da manhã. Chegou em Mocajuba por volta das 7:30. Estiveram na Secretaria de Educação do Município, foram informados que nada poderia ser encaminhado. Seguiram para o Fórum do Município, o juiz e o promotor  não encontravam-se.





Lembraram que tanto governo de "A" quanto de "B" foram negligentes com a comunidade e com a cidade.





Saíram motivados pela necessidade de mudança diante do que consideram total abandono da Escola de Nova Aliança, e por conta da falência do poder constituído.




Um carro preto aproximou-se ao longe parado observando. Rapidamente divulgou-se  a informação que era o automóvel do prefeito Rosiel Costa (PA).





O protesto seguiu ao encontro do carro, que  se distanciou e sumiu em direção a travessa Teófilo Ottoni.



Manifestantes á frente da Casa do Prefeito
Em vão.
Foto: Carmen Américo




O protesto então seguiu para a casa do prefeito no Bairro da Fazenda.
O prefeito não apareceu para receber os manifestantes.
Apenas uma senhora com certa agressividade informou aos gritos que o prefeito não encontrava-se. Fez isso tão rápido que a coordenação não pode sequer perguntar sobre o paradeiro dele.







Diante disso,  a manifestação seguiu pelas ruas da cidade até a Secretaria de Educação do Município (Semed). A secretária de educação também não encontrava-se. Um funcionário, Linaldo Baia, recebeu os manifestantes que exigiram falar com o representante do executivo.





Depois de um período de apresentação da pauta e a insistência da comissão formada por professores, professoras, alunas, moradores da comunidade e membros do SINTEP-MOCAJUBA para falar com o prefeito [...]



Eis que ele enviou um vereador temporário para intermediar a negociação. Uma atitude que causa grande estranheza, visto que o prefeito estava na cidade e poderia cumprir seu papel e receber o povo para analisar suas pauta de reivindicações.





Quando o Movimento tomou conhecimento, foi a Rádio e em reunião rápida todos decidiram que a reunião deveria ser em um espaço público. Ao que um vereador temporário afirmou que a partir de então teriam que resolver na justiça - em tom ameaçador e de reprimenda. O movimento continuou em frente a SEMED. 





No final da tarde o mesmo vereador temporário voltou com voz aveludada para dizer que ia conseguir uma reunião com o prefeito. Depois voltou alegando que o gestor municipal está  com problemas pessoais e não poderia reunir mais. Diante do que o Movimento endureceu e OCUPOU A SEMED até ser atendido, recebido e respeitado.



Um impasse se estabeleceu.





























Estou apoiando como cidadã, e acho que todo cidadão de bem deveria apoiar. #NãoVamosDesistirdeMocajuba.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar