segunda-feira, 27 de outubro de 2014

As eleições estaduais e o cenário mocajubense- notas de uma mocajubana inquieta (Fiooote)

 gráfico\reprodução placar-uol

Ontem decidiu-se quem governará o Pará e o país por mais quatro anos.
Dilma Rousseff (PT) e Simão Jatene (PSDB) foram reeleitos para governar o país e o Pará, respectivamente. 



Em Mocajuba (PA), Dilma Rousseff venceu com bons 74,11 % contra 25,89% de Aécio Neves (PSDB). 



Simão Jatene (PSDB) enterra, o sonho da "embolorada", mas muito bem aparelhada oligarquia dos "Barbalhos", de retomar o controle do governo paraense. 



reprodução
Reprodução\Facebook FerreiraFilho



Com o candidato, outras oligarquias de atuação local, mais articuladas aos barbalhos, como  as "bandas azuis" dos "Bragas", dos "Guimarães" e "Sabbás" em Mocajuba (PA). Representadas respectivamente por Amadeu Braga (PMDB), José Antônio Guimarães (PV) e Rosiel Costa (PR) e Benedito Sabbá Júnior (PSD) - ficam, pelo menos momentaneamente, em oposição e distanciadas dos privilégios que fazer parte da base aliada do governo traz.

Helder Babalho e apoiadores de Mocajuba: Fátima Braga e o esposo, José Antônio Guimarães, vereador Benedito Sabbá e o irmão "Jujuca".
Reprodução\Facebook Helder Barabalho








Fátima Braga, há muito residindo na capital, filha do ex-prefeito Amadeu Braga é membro do staff de primeiro escalão de Helder Barbalho - o candidato derrotado. Não só ela, mas também o esposo e outros membros do clã. Helder Barbalho, sai derrotado, sai fortalecido como liderança estadual, pelo menos momentaneamente. Nas próximas eleições teremos certamente novos nomes na disputa.



HELDER BARBALHO E ELIETH BRAGA CONHECIDA EM MOCAJUBA COM FÁTIMA BRAGA
Reprodução Facebook


Rosiel Costa (PR), o prefeito acusado de formação de uma quadrilha para roubar os cofres da cidade, saiu a campo, visitou as comunidades e bairros e colocou toda sua equipe para arregimentar votos para Helder (PMDB). José Antônio Guimarães também no apoio vestiu-se de azul e saiu pela cidade a cata de uns votinhos.  E o PT, presidido por Virgílio Neto também esteve na linha de frente em todos os cantos da cidade. 





Rosiel Costa (PR), o prefeito de Mocajuba (PA) acusado de formação de quadrilha, em ação na campanha de Helder Barbalho (PMDB).
reproduçao\facebook




Ainda assim, o número de votos foi menor que para a frente ampla de oposição ao prefeito e a candidatura de Helder Barbalho saiu vitoriosa com 7.809 votos contra 7.619 votos.





Uma frente ampla de oposição ao governo municipal aliançou-se em torno do combate a corrupção e ao governo transloucado e ping pong de Rosiel Costa (PR).




Diante desse cenário algumas perguntas passam a fazer da análise do cenário político local:




O grupo de Rosiel Costa (PR) possui condições de liderar uma campanha a prefeito?
Quem seria o substituto?
O inexpressivo vereador Eder Baia?
O ex-vereador Júnior Sabbá?





Um terceiro olho ?
Ops.
Um terceiro nome?







Diante do resultado modesto, José Antônio Guimarães que possivelmente contava com apoio de Helder Barbalho através de Fátima Braga para concorrer ás eleições municipais Mocajuba, desiste ? Economiza uma boa grana e investe em projetos sociais na cidade? Tenta uma opção mais modesta?






E Fátima Braga? Re-transfere o título eleitoral e  anima-se e finalmente encara a disputa pela prefeitura de Mocajuba ?
Ou a julgar pelos dados da ultima eleição terá que tirar das mangas uma renovada forma de atuação para criar uma composição que resulte em outros resultados diferentes dos quais vimos nesta eleição.








Do outro lado, não são poucos os problemas visto que vencer as eleições juntos é mais ajustado a realidade das lideranças envolvidas. Algumas muito degastadas, mas muito atuantes.







"Outros 500", é convencer uma das lideranças a apoiar único nome que realmente tenha capacidade de representar uma política nova, com algum frescor ético, condições de diálogo com as várias frentes e capacidade de gestão.



O que se espera é que  uma brisa de mudança, daquelas que dizem não a qualquer tentativa de ludibriamento do povo sofre sobre a "Pérola do Tocantins", e retire deste grupo solar, o "eleito" ou "eleita" para trilhar uma trajetória vitoriosa de construção de um Projeto Político e Popular para a cidade. Com aquela força que arrebata sempre aqueles que não se rendem, não se vendem, não se curvam...




Simão Jatene - Mocajuba, Eleições 2014
Reprodução\Facebook FerreiraFilho




O fato mais significativo é que a era das "Mãos Limpas" está fadada a encerrar-se.
Parece ter findado ontem [...]



Campanha Eleitoral -2014
Mocajuba
Reprodução\Facebook FerreiraFilho

Contudo, isso depende também da capacidade da cidade para criar possibilidades efetivas de mudança. A frase "o mal destrói-se" por si mesmo" é apenas uma ilusão dos homens e mulheres que trilham o bem e acreditam demasiadamente em seu poder transformador. Dinâmicas ruins podem repetir-se em uma espécie de equilíbrio ruim - indefinidamente.

É preciso lutar!
Sempre.
É preciso lutar hoje.

Não contra pessoas, mas contra práticas nefastas de apropriação da coisa pública na cidade.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar