quinta-feira, 25 de abril de 2013

Investigação sobre o seguro-defeso, no Marajó.


Atendendo a pedidos, segue nota do Jornal ODiáriodoPará sobre as fraudes no seguro-defeso.Trata-se do Marajó. Mocajuba (PA), não fazia parte dessa operação. 


*****************************************************************


Fraudes causam prejuízos de R$ 18 milhões à União




Depois de 10 meses de investigações, as autoridades conseguiram acabar com um esquema de fraudes na obtenção e concessão de seguro-desemprego destinado ao pescador artesanal, no arquipélago do Marajó, no Pará. As operações denominadas de "Tétis" e "Proteu" chegaram ao fim nesta quinta-feira (25) e revelaram que, em três anos, a União sofreu um prejuízo de mais de R$ 18 milhões.

Ao todo, 13 empregados públicos foram presos, além de presidentes de colônias de pescadores e vigilantes de agencias bancárias. Dois vereadores dos municípios envolvidos foram alvos das operações, bem como as sedes das Colônias de Pescadores de Curralinho, Soure e Salvaterra.


Para desarticular a quadrilha, 176 agentes da Polícia Federal atuaram com apoio da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego. As investigações começaram depois da análise de um relatório técnico que identificou 78 beneficiários do seguro que trabalhavam na Prefeitura de Salvaterra. Nas duas operações, os servidores públicos contribuíram para as fraudes.


O grupo criminoso providenciava a documentação necessária para que moradores dos municípios do Marajó e até de Belém recebessem indevidamente benefício do seguro-desemprego do pescador artesanal. A operação chegou a concentrar 44% de todos os benefícios concedidos no país, sendo grande parte deles obtidos por meio de fraudes.


Durante as operações foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária, duas conduções coercitivas, 41 mandados de busca e apreensão, oito afastamentos de servidores públicos, bloqueio de 44 contas bancárias e o cancelamento de 19 registros gerais de pesca.
(DOL, com informações de Polícia Federal
)

2 comentários:

Anônimo disse...

Os Vereadores de Mocajuba, que teem ligações com o seguro defeso devem está muito preocupados. O bicho vai pegar, parece que a moralidade está se instalando em Moca City.

George braga disse...

Mocajuba ja foi o alvo da policia federal nao acharam nada de inregula la

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar