sexta-feira, 30 de março de 2012

ELEIÇÕES 2012!!! REFLEXÃO – II

Vocês refletiram sobre o VOTO NULO?

Com certeza muita gente leu refletiu e disse consigo mesmo que bom se pudéssemos fazer isso realmente, já pensou tirar todos os candidatos como: políticos de profissão, os corruptos, os que usam a máquina pública para se eleger, e os demais tipos de políticos com o minimo de ética.

E fazer uma renovação!!!

Mais essa renovação não seria?

As mesmas caras, os mesmos nomes, os mesmos problemas. A falta de renovação na política é considerada, como um dos pontos críticos da politica, que ganha novos personagens a cada eleição, mas não novas ideias.

A gente tem que parar de confundir renovação com troca de nome. Se você troca de nome e as práticas continuam as mesmas, você não tem renovação. Por mais que entre outro, mas que continua fazendo a mesma coisa, você praticamente não mudou.

Além da falta de renovação, tem o desinteresse dos mais jovens por política. O jovem que entra geralmente já é filho ou apadrinhado de político. Não é aquele jovem que vê a política como utopia, como algo que de certa forma vai possibilitar que ele transforme ou melhore a atividade social.

É infelizmente não podemos anular uma eleição...

Minha opção pelo voto nulo, deve-se ao fato de que não advogo a tese do “voto no menos ruim”, ou ainda, “voto no que estiver liderando as pesquisas, para não jogar meu voto fora.” Ademais, não vejo sérios projetos de sociedade (apenas de poder) nos candidatos que estão disponíveis à elegibilidade dos próximos pleitos, nem de direita, nem do centro e nem de esquerda.

Minha escolha também se deve ao fato de que sou frontalmente contrário à obrigatoriedade do voto, e, por fim, não confio em nosso sistema de proporcionalidade, no qual não está garantida a majoritariedade para a vereança, ou seja, corre-se sempre o risco de eleger um candidato que nem mesmo se sabe quem é.

Esse é o resultado do princípio das “sobras”. Depois de atingido o quociente eleitoral, o candidato redistribuirá suas “sobras” entre os demais de seu partido/coligação. Isso mesmo, seu voto pode virar sobra…

Alguns enunciados apregoam que o voto nulo demonstra pleno “analfabetismo político”. Ou, ainda, que a democracia se faz com o voto, e que votar nulo é um gesto antidemocrático. Este enunciado é uma falácia, um ledo engano, mas, não um engano sem propósito. Tem sim o objetivo bastante claro de ludibriar os mais desavisados.

Não acredito que democracia se resuma a apertar alguns botões de tempos em tempos. Acredito que uma democracia é uma construção política que se faz no dia a dia da vida de uma sociedade e de seus cidadãos. Democrático é respeitar as opiniões alheias, por mais que batam de frente com as nossas. Por mais que refutem todos os nossos argumentos.

Assim, uma democracia se constrói com não com consensos inescrupulosos e imposições de pontos de vistas. Mas, com acordos sociais, provenientes de uma relação de respeito às diversidades étnicas, políticas, religiosas e filosóficas, entre outras.

Destarte, acredito que o voto nulo é uma decisão individual. Trata-se de um protesto solitário, com fins políticos bastante definidos. Visa demonstrar uma insatisfação com nossas instituições e com a fauna política que povoa nossa sociedade. Essa é a minha opção, e acredito bastante válida. Votar nulo não é se omitir, não é um voto “apolítico”, como dizem por aí. Pelo contrário, é uma forma de sugerir a necessidade de maiores aprofundamentos nas discussões políticas e sociais.

Já que não podemos mudar o resultado de uma eleição, vamos votar consciente e não vendendo seus votos para que possa cobrar depois.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar