segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mocajuba: qual a cidade que queremos ?


Mocajuba está cada vez mais quente, árida.


E não adianta culpar o aquecimento global.


È preciso agir.


Uma solução simples e barata - e que pode contar com o envolvimento da população, é a arborização.


Temos poucas praças, e as que temos estão cada vez mais desérticas contrariando qualquer tendência de gestão pública mundial.


Não se trata de ser contra ou a favor desta ou daquela gestão.


**
È preciso ser mocajubense e buscar formas de construção de uma futuro melhor para a cidade.



**
È preciso organizar a cidade hoje, agora.

**
È possível.


**
E disso depende a participação ativa dos cidadãos e cidadãs de forma construtiva e solidária.






********
A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida das cidades, mesmo cidades pequenas como Mocajuba que apesar de não ser um grande centro urbano possui quase oitenta por cento de sua população na sede municipal. 
***
Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre:


-  o microclima: [o clima específico da cidade. Compara o clima de nossa sede municipal com o que se tem no sítio e no centro.]

-  a qualidade do ar: [as árvores são verdadeiros filtros de ar]

- o nível de ruídos: [formam barreiras de som]

- a paisagem; [Ora, isso não é preciso nem explicar. ]

- além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades; [Assim se pode ter o canto dos pássaros , pro exemplo;

******


Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4ºC de temperatura, agindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.

***
Significa gente que, com as árvores a radiação solar não chega direto ao asfalto e concreto causando aquela "quentura" terrível. 

Por outro lado, a árvores garantem a chamada evapotranspiração. Lembram disso? È verdade. Com a evapotranspiração árvores transpiram e funcionam como um regadorzinho invisível sobre a cidade. Por isso, o calor reduz.

***
Ainda com respeito à poluição, pode-se dizer que árvores colaboram na retenção de poluentes, no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio, contribuindo, assim, para a melhoria na qualidade do ar. Ora, e com isso, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Além disto, as cortinas vegetais são capazes de diminuir em cerca de 10% o teor de poeira e obstruir a propagação do som, resultando na redução do nível de ruído.

***
Outros estudos ainda afirmam que a cobertura arbórea auxilia na manutenção do asfalto nas cidades, colaborando - emcerta medida - para que as vias não contraiam tantos buracos, imperfeições e calombos.

***
Este fator permite que as demandas por recomposição asfáltica diminuam, gerando economia de dinheiro público. Versando sobre economia, ainda é possível provar que a convivência harmônica entre rede elétrica e as árvores - possibilitada em certa medida pela troca de sistema de redes permite a redução de manutenção nas redes, menor número de podas, plantio de árvores de médio e grande porte e conseqüente ganho de cobertura vegetal e, portanto, qualidade de vida.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar