domingo, 13 de março de 2011

Mocajubana pelo Mundo - Nilma Carvalho Pereira

arquivo pessoal
Lembro-me dessa moça de uma época dourada de minha infância e pré- adolescência. Ela já era "moça feita", como bem lembou minha mãe, Dona Alzira. Não preciso dizer que ela hoje tem idade próxima a minha. Quando a gente é "mais novo" dois anos parecem uma eternidade...


Ela sempre morena, esguia, de longos cabelos encaracolados e um antigo companheiro cheio de filosofia e carregando, não raro, um livro nas mãos. Não tenho muitas lembranças dela sozinha. Sua imagem para mim é a imagem de um par.


Nilma, a Nilma do Marico, seu pai,  era amiga de meus irmãos mais velhos, a Edna Américo, então companheira do "Dico da Meran" muito amigo de Aldo Serrão, a Merize Américo, o Maurício Américo... Eu sempre a admirei como uma espécie de referência enquanto presença dramática no cenário.


arquivo pessoal

Logo, eu virei Mocajubana pelo mundo e ela, já sem aquele companheiro de muitos anos, também saiu pelo mundo, como ela disse: "para completar seu ciclo"...


Eis nossa Mocajubana de hoje.....
arquivo pessoal
Facebook




Nome: Nilma Carvalho Pereira
Idade: 38
Profissão/Ocupação: bióloga e ecóloga (pesquisadora)
Reside hoje: No bairro do Centro em Paulo Afonso/BA
Bairro que a família mora em Mocajuba? Centro
Formação: Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Sócio ambiental
Signo: sagitário

Pai: Osmarino dos Santos Pereira (Seu Marico)
Mãe: Odila Carvalho Pereira

Blog: O que faz para se divertir onde vive?

Mocajubana pelo Mundo: Paulo Afonso é uma Ilha entranha no semiárido do nordeste ...linda! Tem lugares maravilhosos para se conhecer como cachoeiras, praças arborizadadas onde faço piquinique com a família e amigos, outra boa é o banho no "velho Chico" (rio São Francisco)!!, que lembra o rio Tocantins pela sua cor e beleza...

Blog: Qual é a boa pedida em Mocajuba ?

Mocajubana pelo mundo: "boa pedida" em Mocajuba? Puxa!!rs Estou a algum tempo sem ir na cidade maravilhosa... Qual é a boa? rs

Blog: Quais suas atividades na cidade ?
Mocajubana pelo mundo:  Pesquisadora, estudante, comerciante, doméstica e mãe!!! rs

Blog: Por que saiu de Mocajuba ?
Mocajubana pelo mundo: Precisei, para poder seguir meu curso de vida, minha história existencial e completar meu ciclo...


Blog: Pretende voltar para ficar ?
Mocajubana pelo mundo:  Sim! Voltarei, sou india ligada a terra! rs. E preciso, retornar às minhas origens, raizes...não sei quando será...mas, irá acontecer!


Blog: Uma Frase
Mocajubana pelo mundo:  " Não devemos esquecer que esta terra nos foi doada pelos nossos pais e emprestada para nós pelos nossos filhos, e portanto, cuidemos bem dela!"

Mocajubana pelo Mundo Indicada: Helen Américo (Macapá)

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar