terça-feira, 1 de março de 2011

Mocajuba: A casa caiu para a prefeitura de Mocajuba

Como se diz em gíria popular: "a casa caiu" para a gestão municipal de Mocajuba. Isto,  depois de idas e vindas em uma briga infernal entre o prefeito ( e seus apaninguados) e os  professores e profissionais da educação em torno do Plano de Cargos e Salários.

 
Ocorre que devido a suposto erro da gestão anterior (que elaborou o plano) e a total falta de habilidade da atual, a questão foi parar na justiça. Não depois de greves, paralisações, muita tensão e episódios grotescos protaconizados pelo prefeito, como por exemplo, o ataque aos professores e professoras em rádio local chamando-os de vagabundos e vagabundas dentre outras acusações de desleixo e falta de profissionalismo. "Deixe está" que isso ocorreu nos idos de setembro e outubro de 2010.

Diante dos fatos, o final do ano passado foi marcado por este conflito e a rejeição do prefeito aumentou muito. Para acalmar os ânimos o prefeito festeeeeeeeeja.

Pois bem, depois de algum tempo a juíza decidiu semana passada:

                    - anulou o plano antigo para fazer um novo em bases legais;
                    - mandou pagar o reajuste e décimo terceiro atrasados;
                    - dentre outras coisas que a falta de comunicação não nos deixa detalhar no momento;

Nesta guerra, dizque Rosiel Costa pode demitir a qualquer momento um grande número de professores e quem está com 200 horas de trabalho pode ficar apenas com 100 reduzindo o salário à metade;

Entretando, se por um lado, o prefeito está armado contra opositores, por outro, acabou caindo na própria arapuca. Argumentou que não tinha recursos para realizar os pagamentos atrasados dos professores porque estaria quitando dívidas antigas da prefeitura e que se deixar de fazê-lo o município terá problemas para receber recursos novos. Sempre a  mesma conversa de atribuir as dificuldades de governo a gestão anterior. Cinismo - já passou o tempo de reclamar da gestão antiga.

Todavia, como nosso gestor anda gastando com festas, pequenas obras e etc tal, o sindicato dos professores solicitou  uma  uma AUDITORIA NAS CONTAS DA PREFEITURA  para saber afinal, se há como pagar os devidos a categoria, ou não.

A coordenação do sindicato do professores abriu guerra e o movimento contra a gestão local se fortalece a cada dia com grande adesão dos munícípes. Todos os boatos de mau uso do recursos, improbidade, desvio de recursos e etc.  estão vindo à tona e podem ficar para a história da cidade.

A cidade está esquentando. Mas não é pelo Carnaval.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar