quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Baião: Prefeito Pede Socorro ao Governo do Estado, que toma medidas que benficiam todo o Baixo-Tocantins...

Foto: AgênciaPará
O prefeito de Baião aproveitou a oportunidade para entregar um documento com diversos pedidos que visam o incremento da segurança pública no município



O secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha, recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), na sede da Segup, o prefeito do município de Baião, Nilton Lopes de Farias. O prefeito estava acompanhado de vereadores da Câmara Municipal e de lideranças comunitárias da "Comissão de Paz" das Vilas de Umarizal e de São Joaquim de Itaquara, localizadas às proximidades de Baião, na região nordeste paraense.



O assunto da reunião foi a segurança pública em Baião, onde recentemente as agências dos Correios e do Banco do Brasil, localizadas no centro da cidade, foram roubadas por uma quadrilha de assaltantes. Parte da quadrilha foi presa, na última segunda-feira (21), numa operação conjunta das polícias civis do Pará e do Maranhão.



Os seis homens presos no Estado do Maranhão por envolvimento nos dois assaltos foram transferidos, nesta terça-feira (22), para Belém. Eles saíram de São Luiz em um avião do governo do Estado do Pará, acompanhados pelo delegado geral adjunto de Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa. A chegada dos presos na capital paraense aconteceu por volta de 13h30, no Hangar do Estado, no Aeroporto Internacional.



"Viemos a Belém agradecer pessoalmente o apoio e a ação imediata do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que resultou na prisão quase imediata dessa quadrilha, que levou medo e pânico ao nosso município", disse o prefeito Nilton de Farias. Ele aproveitou a oportunidade do encontro com o titular da Segup, em Belém, para entregar um documento com diversos pedidos que visam o incremento da segurança pública em Baião.



"Nossa intenção é construir uma parceria firme com as autoridades de segurança do governo do Estado, a fim de criar estratégias de combate à violência na região do Baixo-Tocantins, que se intensificou bastante após a abertura da PA-151. Estamos confiando na competência, na determinação e na eficiência das políticas públicas do novo governo", frisou o prefeito.



A comitiva de Baião pediu ao secretário Luiz Fernandes a reforma da Delegacia da Polícia Civil local, o aumento do efetivo policial da cidade e a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no município, que possui 231 anos de criação e quase 40 mil habitantes.



Ações - "Já estamos fazendo realizando audiências públicas nas diversas regiões do Pará, com o objetivo de elaborar o Plano Estadual de Segurança Pública", informou o secretário Luiz Fernandes. Ele disse também que o governador do Estado já autorizou um novo concurso para a Polícia Militar, com previsão de mil vagas. Os policiais deverão estar nas ruas até o final do ano.



"Enquanto não houver o ingresso de novos policiais, para atuar onde há necessidade de uma prevenção maior, nós vamos promover o redimensionamento das circunscrições de segurança em todo o Estado. O ideal, no caso específico de Baião, é que o policiamento local seja vinculado ao Comando de Policiamento Regional da PM sediado no município de Abaetetuba. Também vamos criar uma nova Superintendência da Polícia Civil em Tucuruí, que deverá dar total apoio ao município de Baião", afirmou.



Luiz Fernandes disse ainda que a Segup vai estudar e tomar providências a respeito de todos os pedidos da comissão de políticos e da comunidade de Baião. Ele sugeriu aos representantes das Vilas Itaquara e Umarizal que façam a escolha de dois agentes comunitários de segurança para atuar na interlocução entre a comunidade e as autoridades policiais do Estado.



"Esses agentes serão treinados pelos órgãos do sistema de segurança e deverão sempre nos apresentar as demandas da população que vive naquela região. Isso vai facilitar e acelerar bastante a resposta do poder público aos problemas que possam ocorrer nessa área".



Luiz Fernandes garantiu o reforço policial civil e militar, com rondas e barreiras na rodovia PA-151, no trecho entre Baião e Mocajuba, a fim de coibir o trânsito de criminosos na cidade e o tráfico de drogas na região nordeste paraense. Sobre denúncias de extorsão e corrupção policial em Baião, o secretário afirmou que vai enviar ao município, para ouvir as autoridades locais e as lideranças comunitárias, os representantes das corregedorias das polícias Civil e Militar. Ele determinou imediata apuração de todas as denúncias.

Ascom/ Segup

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar