domingo, 19 de dezembro de 2010

Não só pelas Ilhas de Mocajuba sopram bons ventos.....

Eles também vem da Terra-Firme, se cruzam e possibilitam o cenário muito bom para Mocajuba na próxima década, e também para todo baixo-tocantins.

No sábado, finalmente, Baião saiu do "isolamento" histórico que lhe foi imputado pelo asfaltamento da PA-151 até Mocajuba, apenas. E as tais máquinas e retroescavadeiras que tanto já comentei, foram oficialmente entregues.

Governadora em MOCAJUBA: Olha direito
que os prefeitos de Mocajuba e Baião estão atrás.
Reprodução
Rosiel Costa, prefeito de Mocajuba, Nilton Farias, prefeito de Baião, João Bosco Lobo, secretário de Estado de Transportes e muitos mocajubenses receberam a governadora. 

Ana Júlia e comitiva seguiram para descerrar a placa que marca a conclusão das obras de pavimentação asfáltica da rodovia PA 151, entre os municípios de Mocajuba e Baião, lá na boca da estrada, perto da casa da minha velha e teimosa mãe.  Foram 15 quilômetros restantes, os demais 17 que já haviam sido entregues em junho deste ano.

A obra beneficia a todos, inclusive aos operadores de transportes inter-municipais que verão seus custos de manutenção reduzidos e aumentados os números de viagens, conforme informam os entrevistados locais pela assessoria de imprensa do governo.


Antes das obras, para percorrer o trecho de 32 quilômetros, tomado por buracos e lama, se gastava em média duas horas e meia. "Agora nossa tortura acabou", comemorou o cobrador, que revela que com a nova pavimentação a economia do consumo de combustível chega a 10 litros, por viagem.


Além do asfalto, o trecho receberá sinalização vertical, horizontal, drenagem superficial e ainda foi feita a reforma na ponte existente na PA 151.


O prefeito de Mocajuba estava feliz, mais sorridente do que de costume. Mas o de Baião, Nilton Farias, mais conhecido como Saci, não cabia em si, e seu sorriso largo e reluzente não cabia no rosto.


Isso tudo, reflete a nova conjuntura econômico e polítca que se insere a região que é central no Pólo de produção do óleo de Palma. Mas os equipamentos impactam os municípios imediatamente.


Sob os olhares atentos da população, a governadora e autoridades políticas, faziam as honras oficiais na praça Nossa Senhora da Conceição  em um clima de despedida do governdo do Pará e de avaliação dos feitos. As caçambas e retroescavadeiras estacionados com toda pompa e circuntancias marcavam presença no local.


reprodução


Lembre-se que tais  equipamentos fazem parte da chamada parceria público privada que se materializou em  um convênio firmado entre o governo paraense e as Centrais Elétricas do Norte S/A - Eletronorte, que prevê o repasse das patrulhas mecanizadas e combustível a cinco municípios localizados ajusante do rio Tocantins, enquanto que o Estado se responsabiliza, a título de contrapartida, com a pavimentação do trecho da PA 151, fundamental para o escoamento da produção de biodiesel, que será explorado por municípios da região tocantina.

O ato era em Mocajuba mas outros municípios foram contemplados: uma retroescavadeira e duas caçambas para, Igarapé-miri, Cametá, Baião e Limoeiro do Ajuru. Além das máquinas, receberam 100 mil litros de óleo diesel para serem utilizados nas máquinas que farão as obras de abertura, recuperação e manutenção de estradas vicinais dos municipios.

Mocajuba já tinha recebido: como uma caçamba e um trator (parte do kit Faz Estrada), uma motoniveladora, uma patrulha mecanizada agrícola que viabilizam o escoamento da produção, além da redução dos custos com frete para distribuição da produção agrícola e bovina do município valorizando áreas de terra-firme do município.

Muito significativo foi a fala do prefeito: "Você foi a única governadora que nunca discriminou nenhum prefeito por ter uma posição política diferente do governante", destacou o prefeito anfitrião, Rosiel Costa, caracterizando como inédito ter recebido um governante por duas vezes em seu município em menos de dois anos a frente da administração municipal. "Isso não acontecia com os antigos governantes". O prefeito, que não só  pertence ao partido Democratas, como foi adversário de Ana Júlia Carepa quando de sua eleição, hoje prepara-se para um conversa difícil com o novo governador eleito.



reprodução



Ana Júlia enumerou que os benefícios: i) máquinas e pavimentação; ii) tíulos de terra para comunidades quilombolas para o distrito e Porto Grande e ainda outros 66 para a comunidade de Tambaí-Açu; iii) fomento a  produção e beneficiamento da mandioca para a associação de mulheres de ituquara"; iv)Mais 600 domicílios mocajubenses interligados à rede de distribuição elétrica do programa Luz Para Todos, levando o desenvolvimento e devolvendo a dignidade para mais de 3.050 pessoas; v) Concessão de 400 bolsas para jovens inscritos no Projovem Urbano.




Com informações da Secom

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar