terça-feira, 8 de junho de 2010

Mocajuba: uma leição entre mulheres

Desde que postei a intenção da Ana Mira Valente de construir uma candidatura para prefeita em Mocajuba, percebo que se a eleição fosse hoje e dependesse, exclusivamente da vontade delas, teríamos pelo menos quatro mulheres concorrendo a prefeitura mocajubense.


1. Ana Mira (PPS??);

2. Alda (PR);

3.Benélia Miranda (PT)

4.Fátima Braga (PMDB)



A Fátima Braga montou inclusive uma associação para formar capital político, em bom português, angariar votos. E claro, tal como Rosiel Costa fez com o abrigo, fazer o bem à população. Isto é indicador suficiente para garantir seu lugar em qualquer cenário hipotético;



A Benélia Miranda pretende disputar as internas do partido e lançar-se como candidata prefeita. Ela que  informou ao blog. Com longa militancia no PT, já assumiu cargos de grande apelo popular e hoje está ligada aos projetos de habitação no baixo-tocantins ao lado de um empresário local. Seu capital político deve estar associado a estes trabalhos e sua trajetória;



A Ana Mira Valente nviou comunicado atestando sua intenção e já mobiliza-se firmemente nesta direção. A consistência de sua intenção motivou,  inclusive, uma proposta inusitada de ajuda no caso de sua trânsferência,  do vereador Estélio Guimarães quando foi informado sobre sua decisão. È isso, o vereador não é bobo. Seguro morreu "dé velho péqueno". Ele sabe que a velhas oligarquias estão realmente ameaçadas. Como professora, sua base será a educação onde deve arregimentar o eleitorado. Mas não só. Ana Mira compõe as fileiras do PPS há décadas. O PPS em Mocajuba capitalizou em muito o papel de organização popular e o apoio da igreja que em algumas regiões é o grande trunfo do PT. Mas o PPS em Mocajuba é sinônimo de Aldo Serrão que está muitíssimo comprometido com a atual gestão. Não sabe até quando mas está.





E por último, por ordem de confirmação ao blog, a Alda Valente, aparece como nome na disputa. Não, ela não foi consultada nem procurou o blog. Mas os comentários da postagem "Uma prefeita para Mocajuba" - indicam esta direção. Ela teve algum desentendimento com o prefeito e tornou-se uma espécie de "vice-figuração" na gestão atual. Sem gabinete, sem poderes efetivos de vice-prefeita e nenhum naco nas cotas de cargos dos aliados, ela segue construindo seu capital político local na área da sáude - como informam as postagens nas caixas de comentários. Arrebanha os traídos e insatisfeitos com a gestão desde sua ex-nora até os desprovidos de tratamento de sáude na cidade e desamparados pela quase inatividade do Abrigo Rosiel Costa - uma vez que tal como antes os problemas de sáude da população são bem maiores que as possilidades de atendimento.



È será que elas conseguem emplacar tais candidaturas ??????


Pessoalmente, acho que a sensibilidade feminina pode trazer mudanças a uma gestão. Mas isto, pode ser apenas uma forma de ganhar o eleitorado feminino. O vale mesmo é o compromisso, a coragem e a capacidade de construir e gerir um projeto verdadeiramente popular.

Bem, inauguraremos este nossa linha de entrevistas. A primeira entrevista será Ana Mira Valente que vai nos falar sobre sua percepção da política local e sobre suas estratégias de construção de um novo projeto político para Mocajuba.

Aguardem !!!!

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar