quarta-feira, 27 de maio de 2009

Novas hidrelétricas na Amazônia: conflitos em vista.

Registrou-se no boletim de 22/05/2009, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o encaminhamento para publicação no Diário Oficial (25/05), o Despacho de aprovação do Estudo de Inventário Hidrelétrico do rio Tapajós, no qual foram identificados sete aproveitamentos hidrelétricos, com potencial total de 14.245 megawatts (MW) de capacidade instalada. O trecho situa-se entre a confluência dos rios Juruena e Teles Pires (a montante) e a foz do Tapajós no rio Amazonas, incluindo também o rio Jamanxim.

Lê-se em destaque,... "a homologação da Agência a esse inventário do rio Tapajós, elaborado pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A, representa mais um passo estratégico ao aproveitamento do grande potencial hidrelétrico ainda disponível na Amazônia, dando sequência à aprovação dos estudos do rio Madeira, em dezembro de 2002, com potencial total de 7.840 MW e da revisão dos estudos do rio Xingu, aprovada em julho de 2008, que ratificou a usina de Belo Monte, com potência instalada prevista de 11.181 MW."


A próxima etapa para a implantação dos empreendimentos, que irão contribuir significativamente para o aumento da oferta de energia hidráulica nos futuros leilões de energia, é a elaboração dos Estudos de Viabilidade dos sete aproveitamentos indicados no Estudo de Inventário Hidrelétrico do rio Tapajós (grifo nosso).A Agência aprovou 430 estudos de inventário hidrelétrico (1998-2008), contendo usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, com um potencial de 62,8 mil MW.

*********
Notinha do amazônida: O Uso dos Recursos Naturais por agentes externos na Amazônia, não raro, causa uma miríade de problemas para as comunidades locais e para o meio ambiente. Mocajuba-localizada no baixo tocantins é testemunha dos impactos que um grande objeto pode causar no território,vitimado indireta mais firmemente, pela Hidrelétrica de Tucuruí(PA). "Os tempos" são outros e os mecanismos de controle também, no entanto, a comunidade precisa estar alerta e organizada para inteferir no processo. FICAREMOS DE OLHO.

FONTE:(www.aneel.gov.br).

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar