Moradores do baixo-tocantins reclamam dos transtornos a que são submetidos na travessia da balsa no Rio Meruú em Igarapé-Mirí (PA), operada pela empresa Henvil Transportes Ltda. As reclamações chegam as redes sociais.
Arielem Freitas - Mocajubense Reprodução Facebook |
[...] Pois bem...
A alegria pela construção da ponte sobre o Rio Igarapé-Mirí durou pouco tempo e os transtornos vivenciados pelos aos moradores de Baião, Cametá e Mocajuba que trafegam pela PA-151, continuam a enfrentar transtornos sistemáticos devido aos constantes atrasos causados às viagens.
reprodução site empresa Henvil |
Com a rebaixamento do nível dos rios amazônicos, que ocorre todos os anos neste período ao redução de chuvas, os atolamentos da balsa revolta os moradores que são submetidos a horas de espera em condições de desconforto absoluto, comprometendo o cumprimento de compromissos individuais - e também o escoamento e abastecimento de mercadorias para a região.
Imagem: Arielem Freitas
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Depois de mais de vinte anos de construção da PA-151, sem as pontes, o sofrimento continua - e o nível do rio tem exponenciado o problema dos atrasos crônicos.
Imagem: Arielem Freitas
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Entenda: A empresa responsável pela prestação do serviço de travessia das duas balsas manteve os mesmos valores quando a ponte foi construída e, a travessia foi reduzida a apenas uma balsa. Pela lógica do "menino catarrento" - se uma empresa atravessa veículos, duas vezes, em dois rios diferentes e cobra X. Ao atravessar, apenas uma vez, em apenas uma rio ela deveria cobrar MEIO-X (X/2). A metade do valor, uma vez que todos os custos são reduzidos à metade. Ou não?
É possível verificar que há sempre uma balsa a margem do rio Mereuú, parada. Também ouve-se rumores de que a empresa deveria manter sistematicamente duas balsas - independente do volume de carros - já que os consumidores\usuários estão pagando o mesmo valor.
Balsa encalhada Lana Menezes e Eliane Frazão ops... [...] apenas as balsas Diante de tanto transtorno, melhor não perder o bom humor |
Rio Meruú 17\11\2015 |
Diante disso, algumas indagações são pertinentes:
O custo do serviço de travessia deve ser o mesmo valor, já que o uso é na maioria das vezes apenas de uma balsa? Mesmo que duas balsas " estejam a disposição" é justo a cobrança do mesmo valor?
O nível do rio baixa todo ano. A empresa Henvil Transportes Ltda. opera há muitos anos no mesmo rio. Não poderia tomar providências para evitar o encalhe? Se fossem usadas as duas balsas e como menor número de carros, a balsa encalharia?
E principalmente, os usuários podem tomar alguma medida legal? Quais medidas?
O custo do serviço de travessia deve ser o mesmo valor, já que o uso é na maioria das vezes apenas de uma balsa? Mesmo que duas balsas " estejam a disposição" é justo a cobrança do mesmo valor?
O nível do rio baixa todo ano. A empresa Henvil Transportes Ltda. opera há muitos anos no mesmo rio. Não poderia tomar providências para evitar o encalhe? Se fossem usadas as duas balsas e como menor número de carros, a balsa encalharia?
E principalmente, os usuários podem tomar alguma medida legal? Quais medidas?
Seja por conta do nível do rio, seja pela qualidade do serviço prestado, ou do preço cobrado - essa empesa deveria sido chamada a responsabilidade.
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