quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Moradores do Baixo-Tocantins reclamam da qualidade do serviço prestado pela empresa Henvil, que opera a travessia do Rio Meruú em Igarapé-Mirí !

Moradores do baixo-tocantins reclamam dos transtornos a que são submetidos na travessia da  balsa no Rio Meruú em Igarapé-Mirí (PA), operada pela empresa Henvil Transportes Ltda. As reclamações chegam as redes sociais.



Arielem Freitas - Mocajubense
Reprodução Facebook



[...] Pois bem...
A alegria pela construção da ponte sobre o Rio Igarapé-Mirí durou pouco tempo e os transtornos vivenciados pelos aos moradores de Baião, Cametá e Mocajuba  que trafegam pela PA-151, continuam a enfrentar transtornos sistemáticos devido aos constantes atrasos causados às viagens. 



reprodução
site empresa Henvil



Com a rebaixamento do nível dos rios amazônicos, que ocorre todos os anos neste período ao redução de chuvas, os atolamentos da balsa revolta os moradores que são submetidos a horas de espera em condições de desconforto absoluto, comprometendo o cumprimento de compromissos individuais - e também o escoamento e abastecimento de mercadorias para a região.





Imagem: Arielem Freitas


Imagem: Arielem Freitas




Depois de mais de vinte anos de construção da PA-151, sem as pontes, o sofrimento continua - e o nível do rio tem exponenciado o problema dos atrasos crônicos.




Imagem: Arielem Freitas


Imagem: Arielem Freitas



Imagem: Arielem Freitas




Imagem: Arielem Freitas


Entenda: A empresa responsável pela prestação do serviço de travessia das duas balsas manteve os mesmos valores quando a ponte foi construída e, a travessia foi reduzida a apenas uma balsa. Pela lógica do "menino catarrento" - se uma empresa atravessa veículos, duas vezes, em dois rios diferentes e cobra X.  Ao atravessar, apenas uma vez, em apenas uma rio ela deveria cobrar MEIO-X (X/2). A metade do valor, uma vez que todos os custos são reduzidos à metade. Ou não?





É possível verificar que há sempre uma balsa a margem do rio Mereuú, parada. Também ouve-se rumores de que a empresa deveria manter sistematicamente duas balsas - independente do volume de carros - já que os consumidores\usuários estão pagando o mesmo valor. 




Imagem: Arielem Freitas

Balsa encalhada
Lana Menezes e Eliane Frazão
ops...
[...] apenas as balsas
Diante de tanto transtorno, melhor não perder o bom humor





Rio Meruú
17\11\2015



Diante disso, algumas indagações são pertinentes:


O custo do serviço de travessia deve ser o mesmo valor, já que o uso é na maioria das vezes apenas de uma balsa? Mesmo que duas balsas " estejam a disposição" é justo a cobrança do mesmo valor?



O nível do rio baixa todo ano. A empresa  Henvil Transportes Ltda. opera há muitos anos no mesmo rio. Não poderia tomar providências para evitar o encalhe? Se fossem usadas as duas balsas e como menor número de carros, a balsa encalharia?


E principalmente, os usuários podem tomar alguma medida legal? Quais medidas?



Seja por conta do nível do rio, seja pela qualidade do serviço prestado, ou do preço cobrado - essa empesa deveria sido chamada a responsabilidade.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar