sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mocajuba: chegou ao fim o mês Junino, a apoteose de um processo cultural rico, colorido e que se estende muito além do mês do junho.

As quadrilhas juninas asseguram vigor às tradições populares e representam muito mais que apenas dança: são fortes instrumentos de desenvolvimento e valorização dos jovens. Uma gota necessária em um oceano de ausência de políticas públicas consistentes tanto no que se refere à cultura quanto à oferta de educação, laser e entretenimento aos jovens. Não são de junho... Não, mesmo.





A força das festividades juninas avança pelo mês de julho, de tal forma que uma das festas mais tradicionais em Mocajuba (PA) o Festival do Toco Cru Pegando Fogo, realizado pela igreja católica, e o Concurso Municipal de Quadrilha estão ainda por realizar-se. 





As festividades de São João constituem um patrimônio dos brasileiros e todos os recônditos deste país. 

Sensação Areioense - Vila de Areião (Cametá)
reprodução Facebook Laredo Américo




Sua força é tamanha que ela, apesar deles, dos que  (des) mandam, (do poder público), mantém-se cada vez mais vivas. unindo modernidade e tradição, teatro e dança, conduzindo laços de solidariedade e pertencimento entre os grupos de jovens da cidade de Mocajuba (PA) e pelo país afora.

                                                          Grupo Junino Tradicção Junina  -2015
                                                             vídeo produzidos pelos integrantes,
                                                           definitivamente não é apenas dança


A força dos grupos não está apenas no espetáculo que produzem. Está nos laços e nas relações que produzem. Está no papel ativo e destacado que assumem os jovens: para criar, para produzir, para disciplinar-se, para apoiar e ser apoiado, para ser ativo, agente - artista.


Quadrilha Laço do Amor 2015
reprodução- facebook









E acima de tudo constituem excelente instrumento socialização e integração de jovens,. Especialmente, jovens com origem nos grupos sociais fora do eixo das elites locais ou pseudo-elite locais.



Integrantes da Quadrilha Laço do Amor
retorno do concurso de intermunicipal de quadrilhas 2015
Campeões Intermunicipais

Quadrilha Tradição Junina
reproduçãofacebook

Quadrilha Tradição Junina
reproduçãofacebook


Em tempos de discussão da maioridade penal, vejamos a saga dos jovens que tentam desenvolver uma atividade cultural. Realizam suas atividades, o fazem sem ajuda do poder público, posto que a depender dos que operam o dinheiro público não fariam nada.  Contudo, como é direito e existem recursos para tal, estão sempre a cata de apoio. Um apoio que deveria ser regular e independente dos humores dos "políticos". 



Quadrilha Laço do Amor 2015
reprodução- facebook





Quadrilha Laço do Amor 2015
reprodução- facebook

Quadrilha Tradição Junina
reproduçãofacebook



Os grupos juninos auto-gestionados são espaços onde os seus integrantes são reis, rainhas, princesas... príncipes. Realizadores e Expert´s em superação, representam a força da cultura e mostram seu poder que organização e produção de saberes culturais carregam.


Quadrilha Laço do Amor 2015Em caminhada pela cidade comemorando título conquistado em Tucuruí (PA).
reprodução- facebook


Integrante da Quadrilha Laço do Amor
2015
reprodução Facebook




Existem em Mocajuba (PA) pelo menos cinco grandes grupos de quadrilha:  Laço do Amor, Tradição Junina, Estrela do Amor, Coração do Para e Chamego Junino.




Quadrilha Tradição Junina
reproduçãofacebook




Que segundo Fernando dos Santos, da Quadrilha Laço do Amor,  atuam para manter-se em atividade através de promoção de eventos, festas, bingos, solicitação de patrocínios a pessoas físicas e jurídicas (comerciante e empresários), ajuda da família dos integrantes etc.




Quadrilha Tradição Junina
reproduçãofacebook












O concurso Intermunicipal 2015










O momento apoteótico dos grupos são os concursos municipais e regionais. Em Mocajuba, a Secretaria de Cultura de Mocajuba do governo interino, confirmou a realização nesta semana apenas. O evento será neste sábado, 4,  no Ginásio Irmã Vieira, no Centro.



Um concurso com duas modalidades: intermunicipal com premiação de R$ 1.000,00 para a campeã e R$ 500,00 para a vice.




No grupo "A", serão 1.500,00 para a campeã e 700,00 para a vice. Já no Grupo "B", o prêmio é de 300,00 para cada. As inscrições se enceram na sexta feira, 03, às 18:00 horas.



O que para alguns foi visto como algo positivo, para outros a realização do concurso mostraria profundo desrespeito com os grupos de quadrilha. Seja pela forma de organização, seja pelo prêmio. E obviamente a polêmica espalhou-se nas redes sociais. Uma polêmica positiva na medida em que põe em pauta o papel do poder público junto a cultura popular.


**********************************************************
Nota do blog:

Bem, meus caros e caríssimas,


Sei que o vuco-vuco em torno do concurso foi intenso durante a semana. 

A grande questão, é pensarmos as Quadrilhas  e  as demais  manifestações culturais mocajubenses dentro de um contexto de desenvolvimento da cidade. As quadrilhas existem o ano inteiro e se incentivadas são instrumentos potencialmente geradores de grandes possibilidades especialmente para os jovens, mas não só.

Não dá para pensar o desenvolvimento "nas coxas". Não dá para pensar nas quadrilhas de forma clientelista e imediatista. Naquele estilo, eu dou incentivo e vocês passam a beijar meus pés. Isso é inversão das coisas. O único sentido do poder existir é para gerir o bem comum. 


A quadrilha, enquanto manifestação da cultura popular, representa excelente instrumento de apoio ( e desenvolvimento dos jovens) , que se tratada  de forma sistemática e compromissada, traz ainda mais ganhos para toda a sociedade de forma transversal. Apoia as famílias, promove entretenimento, desenvolvimento pessoal e comunitário e ainda incentiva a economia local e o turismo.  Mas para tanto é preciso querer fazer mais.



Sim, nós podemos!





Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar