segunda-feira, 22 de junho de 2015

Mocajuba realiza VII Semana de Enfermagem de Mocajuba (PA)

Os profissionais da Enfermagem em Mocajuba (PA)
VII Semana de Enfermagem de Mocajuba (PA)
foto: Ziane Mota



Existem umas coisas bem legais e carregadas de muito significado em nossa cidade que a gente não percebe, ou se percebe, não atribui o valor correto. Uma delas é a Semana Brasileira de Enfermagem, que já realizou á em sua oitava edição durante os dias de 18 a 20 de Junho, na sede do Sintepp-Mocajuba, no Bairro da Cidade Nova em Mocajuba (PA).  Uma realização dos profissionais da cidade com apoio do Conselho de Enfermagem do Pará - Coren, SINTEPP-SUBSEDE MOCAJUBA, dos patrocinadores individuais e  sob a coordenação de Lindacy Tavares.

Lindacy Tavares - Coordenadora do Evento
Imagem: Daniele Valentin


A semana é voltada aos profissionais da enfermagem, auxiliares, técnicos, graduados, pós-graduados. Na comunicação oficial do evento é apontada a perspectiva para os profissionais: “preservar a história da profissão, articular estratégia de ação, da visibilidade e promover o conhecimento da enfermagem”.


Imagem: Daniele Valentin


Seus objetivos são amplos e bem significativos:

- Congregar e capacitar Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de enfermagem, como também outros seguimentos do setor de saúde.

- Estimular o aperfeiçoamento do profissional de enfermagem discutindo e exportando as questões vivenciadas no exercício da atividade.

- Proporcionar intercâmbio técnico científico e político entre os profissionais de Enfermagem.

- Propagar a profissão e o trabalho realizado pelo COREN-PARÁ;


Imagem: Daniele Valentin


Portanto, a VIII SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM em Mocajuba (PA) levou, por meio de uma programação científica, novos conhecimentos de profissionais da equipe de enfermagem.


  

VII Semana de Enfermagem de Mocajuba (PA)Imagem: Ziane Mota

A coordenação é da Lindacy Tavares que é responsável pelo projeto ao lado de vários companheiros. Depois do evento, ela recebeu o blog.  Destacou a importância desse momento diante da necessidade de novos conhecimentos constantes, diante das mudanças pelas quais o mundo passa. Destacou. especialmente que os profissionais precisam estar preparados, pois não raro, a demanda por médicos não é suprida, e a muitas vezes os enfermeiros, técnicos e auxiliares são a presença mais efetiva nos hospitais e postos de saúde.  



Destacou também que além de conhecimento, a categoria discutiu a valorização do trabalho e a infra-estrutura dos hospitais. 



Citou como exemplo da falta de infra-estrutura a ausência  de um nutricionista no Hospital Maria do Carmo e a necessidade de contratação desse profissional para cuidar da alimentação dos pacientes bem como para cumprir as exigências de produção da saúde do município que recebe recursos equivalentes a estrutura da " Saúde Plena" - um programa do Governo Federal que oferece apoio financeiro e técnico para atendimento global dos pacientes.  




A nona semana vindoura, espera contar com profissionais locais para realização das palestras e cursos, vistos que estes conhecem melhor a realidade dos pacientes, concluiu, Lindacy.





Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar