segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cursinho Popular de Mocajuba: Educação e Compromisso Social em Alta.

Alunos e alunas atendidas pelo cursinho popular





Nestes tempos de individualismo exacerbado e apego ao dinheiro e ao poder, existe sempre um vento de esperança soprando levemente e aquecendo nossos corações. Em Mocajuba (PA) dentre outras iniciativas, há uma que é pouco conhecida e que também precisa de apoio da sociedade e das instituições.

Atividades do Projeto


O cursinho popular uma iniciativa de jovens professores e professoras, que aqui têm como porta voz o professor Kleber Miranda, professor de inglês. As atividades funcionam na escola Almirante Barroso, mas também conta com as escolas Regina Costa e Isaura Baia.



Entrevistamos, via web, o professor Kleber que nos contou o que segue abaixo.


 
Professor Kleber (de Camisa Preta) com os alunos e alunas
“O Cursinho Popular é um Projeto Social, sem fins lucrativos. Nele trabalhamos oficinas como: primeiros Socorros, empreendedorismo, inglês instrumental. Nas quais são voltadas para o público em geral, em relação ao ensino médio.

Temos um trabalho específico, com disciplinas que auxiliam os educandos nos processos seletivos de vestibulares, com foco no ENEM, PRISE e PROSEL.


O Projeto não cobra nada dos alunos, as aulas são gratuitas. Temos uma parceria com as Universidades (UFPA e UEPA), que nos auxilia com os professores que são estudantes Universitários. Assim além de ajudar os educandos do ensino médio, também damos uma experiência prática aos Universitários voluntários, que ao final recebem um reconhecimento das instituições de ensino superior pelo trabalho realizado.


Alunos e Alunas Atendidos 


Além disso temos um projeto chamado ESTUDANTE e EDUCADOR NOTA 10, que premia estudantes de TODAS as escolas que mais se destacam nas aulas. Isso ajuda a motivar os alunos a estudarem mais e mais... 


Atividades do Projeto - Premiação

















O objetivo do trabalho é apenas contribuir.. Assim sempre passamos os créditos das aprovações nos vestibulares para as escolas nas quais os estudantes fazem parte. Também agradecemos os professores que aqui estão, pois eles dão uma imensa ajuda.

Ás vezes não temos espaço fixo, uma vez fizemos uma aula campal. Mas isso felizmente não prejudicou o nosso trabalho.. Chegamos a solicitar uma ajuda da prefeitura para o transporte de nossos professores, pois a maioria deles mora na cidade de Cametá, mas eles não concederam o auxílio, assim tivemos que conversar com o Senhor IVAN do Barco Céu de Brasil, que gentilmente nos ofereceu o transporte sem ganhar nada em troca.



 
Uma das atividades do Projeto. 
 

Também realizam uma premiação  " Primeiro Lugar no Simulado" . Inclusive as estudantes da foto foram aprovadas no Vestibular (UEPA), ambas passaram em Enfermagem. A estudante da esquerda, Yasmin Silva, passou em 1º. LUGAR. A Sandy Coelho é a da Direita.




Atividade do Projeto
Visita a Universidade (UFPA)
 
Atividade do Projeto
Visita a Universidade (UFPA)


  O professor segue explicando que:

"É um trabalho cansativo.  A única recompensa que temos é a alegria nos olhos de cada estudante. Mas não criticamos os governantes. Pelo contrário, esperamos que os mesmos possam contribuir mais e mais com a qualidade da educação no nosso Município. Pois se formamos um médio em nossa cidade. Futuramente ele irá contribuir no mesmo local. .



Esperamos que neste ano possamos auxiliar ainda mais os estudantes não precisam fazer seleção para  entrar as portas do Cursinho São abertas a TODOS." Independente de Raça, classe social, religião... Entre outros."





O blog apoia todas as iniciativas que visem a construção de uma sociedade civil mais forte e que tragam benefícios verdadeiros e que possam ser continuados, a despeito dos interesses imediatos.

Vida longa ao Cursinho Popular.


Aos interessados em ajudar, os contatos estão abaixo.
klebycosta@yahoo.com.br 
TELEFONE: 04191- 98321- 4885


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar