quinta-feira, 10 de março de 2011

Mocajuba - As trabalhadoras rurais de Mocajuba estão melhor informadas dos seus direitos. O fato na pela Associação das Mulheres do Município de Mocajuba (Ammo), no café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A celebração foi realizada no dia 08 (terça) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mocajuba. As associadas aproveitaram a ocasião para mobilizar a comunidade para a Marcha das Margaridas 2011, realizada em Brasília. As trabalhadoras fretarão um ônibus para participar da passeata em prol dos direitos das mulheres, em agosto.







O acesso ao crédito agrícola, ao exame de prevenção do câncer do colo do útero e a eficácia da Lei Maria da Penha têm garantido às mulheres do município de Mocajuba melhor qualidade de vida. Desde os anos 1990, elas participam de palestras sobre os direitos fundamentais e saúde organizadas pela Associação das Mulheres do Município de Mocajuba (Ammo). Formada por moradoras do município, a associação continua realizando as atividades educativas.

Segundo a presidente da Ammo, Jucilene Cota Pimentel, a partir do acesso à informação as mulheres passaram a cobrar mais seus direitos. A atitude começa dentro de casa com a não aceitação da violência e se estenda a questões sociais, a partir de reivindicações de melhores condições de trabalho como o acesso ao crédito agrícola. A produção da pimenta do reino, principal produto agrícola de Mocajuba, hoje é fonte de renda para as trabalhadoras rurais.



Fonte: O liberal

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar