sábado, 7 de fevereiro de 2015

Povos Indígenas !! Ambés



07 de fevereiro marca o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Populações indígenas são populações mais vulneráveis e por isso são necessárias ações localizadas que busquem melhorar a qualidade de vida, a saúde e a educação destas populações, como nos diz o PNUD.

Em Moju (PA) a Comunidade Anambé em Moju - ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA COMUNIDADE INDÍGENA DO MOJU DOS ÍNDIOS ANAMBÉ vem a duras penas tentando melhorar a qualidade de vida do moradores da área.  



Anambés
Imagem: Turma de História UFPA-Mocajuba
Mas quem são os Anambés?


No site dos Povos Indígenas no Brasil há um breve estudo, muito desatualizado, mas que dá idéia da realidade indígena nesta comunidade mojuense - contudo com relações intensas com Mocajuba (PA). 


Em 1940 eram 60 indivíduos. Mas a população decrescia, por motivo da saída de mulheres que se casavam com regionais e sucessivas epidemias de sarampo. A partir de meados da década de 60, a população Anambé começou a se recuperar; além disso, ao contrário do que acontecia anteriormente, os casamentos interétnicos passaram a atrair o cônjuge não-índio para dentro da Terra Indígena.
Os levantamentos realizados em 1983 e 1984 pelo CIMI e pela Funai, respectivamente, são divergentes, talvez devido à grande mobilidade da população (por exemplo, entre abril e dezembro de 1982, 12 famílias Anambé, num total de 30 a 35 pessoas, foram transferidas para a TI Alto Rio Guamá e de lá retornaram para a região de origem). Segundo o CIMI, havia então 61 pessoas na TI Anambé, entre índios e não-índios e 11 indígenas dispersos nas vizinhanças e cidades da área.
anambe_5
Segundo a Funai, havia 20 Anambé na TI (e mais 12 não índios), nas vizinhanças moraram 4 Anambé casados com não-índios e mais 8 constituintes de suas famílias que deveriam ser os filhos desses casamentos interétnicos, famílias essas que estavam se preparando para entrarem na TI; duas mulheres Anambé em Mocajuba, e um filho de mulher Anambé, um Anambé funcionário da Funai em Itaituba, e outros dispersos pelo rio Cairari e Moju. Nenhum dos dois levantamentos permite chegar a um total de índios Anambé. Dados da Funai de 1996 dão um total de 118 habitantes na TI Anambé, sem distinguir índios de não-índios.
Fonte: Site PIB


Apoie. 
Participe. 
Conheça.

Fica nos rumos do Rio Cairarí. Segundo o PIB: Vivem no alto curso do rio Cairari, um afluente do Moju, que corre paralelo ao baixo rio Tocantins, pela sua margem direita. Para mais informações sobre a TI clique aqui.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar