terça-feira, 21 de janeiro de 2014

E como será construída a mudança em Mocajuba?



Bom Dia !!!
Toda e qualquer tentativa de mudança social em Mocajuba (PA) só se fará verdadeira quando se alteram as estruturas básicas que compõem  a sociedade.




Tais estruturas alteram-se na medida em que se constrói uma forma de governar em que todos os segmentos participem.




Ou seja: está na hora de construirmos uma forma de governar Mocajuba onde toda a cidade participe - efetivamente. Ou pelo menos se tente que assim seja.



Ficar mudando o poder de mãos é apenas continuar esses 117 anos de uma cidade fadada ao enriquecimento de uns poucos.



Como foi com Rosiel Costa.
Este foi afastado temporariamente,
Diante do que todo cidadão de bem pergunta-se:
E nosso atual prefeito em exercício, como está construindo seu governo?
Ou é apenas mais do mesmo?
Com a palavra o atual prefeito de Mocajuba José Antônio Castro.

4 comentários:

Marco José disse...

Só acho que vai continuar tudo a mesma coisa. só vai mudar as pessoas. Mas o interesse vai se manter o mesmo. Preste atenção no que eu tô falando. Zé Antonio Castro foi eleito vereador para fazer oposição a rosiel costa no primeiro mandato, pois era do lado do Wilde Colares. E o que aconteceu????? se vendeu. Rosiel Costa ganhou seu primeiro mandato com grande ajuda de Alda Ferreira. E o que aconteceu? Ganhou e com o mandato na mão, despachou a alda. Rosiel Costa chamou o Zé anatonio castro para ser seu vice no 2º mandato. E o que aconteceu??? Brigas. Nil Vasconcelos, sabendo que Rosiel Castro e Zé Antonio Castro, são todos farinha do mesmo saco, resolveu fazer o que? se juntou ao zé antonio. E por ai vai... Atenciosamente. (Marco A).

Anônimo disse...

Entra governo, sai governo e não se pensa o município enquanto economia. Parece que os governantes só pensam em se locupletarem. Qual a VOCAÇÃO ECONÔMICA de Mocajuba? monocultura da pimenta-do-reino? pagamento dos velhinhos do antigo FUNRURAL? o comércio que já está dando demonstração de saturação? claro que a vocação econômica de Moca é RURAL. E por que os prefeitos nesses últimas décadas não veem isso?... falta vontade política! (Domingos Onça)

Anônimo disse...

concordo com o anonimo das 09:43

Edson Silva disse...

Em conversa com alguns sujeitos políticos de Mocajuba, e de passagem pela cidade, pois não sou morador e filho da terra, fiz a seguinte reflexão e emiti algumas humildes sugestões possíveis para a gestão democrática da cidade que suscitou a seguinte idéia: SUGERI a Organização de um FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO SOBRE O MUNICÍPIO, com base na gestão democrática da cidade/município, organizado, a priori, pelas pessoas que compartilham desse pensamento crítico/propositivo do município (profissionais/servidores, estudantes, lideranças religiosas, políticas, comunitárias...em geral), a partir de um núcleo organizador, com elaboração de uma agenda de debates sobre as demandas existentes em várias áreas, tendo como base orientadora as politicas públicas executas ou não pela municipalidade, considerando os recursos financeiros próprios, co-financiados e os passíveis de serem conquistados via projetos junto a Instituições financiadores como a Petrobras, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e outras tantas. Obviamente que a discussão do orçamento é emblemática, não limitada a uma discussão de números e de sua real aplicação, mas deve suscitar o debate sobre a existência de planejamento físico-orçamentário e equipe técnica qualificada e comprometida para sua execução (considerando que o município não dispõe de setor de planejamento e gestão que monitore e avalie a eficiência, eficácia e efetividade das políticas no município - nossa avaliação é sempre externa - Governo do Estado e Governo Federal). O propósito maior é a atenção devida a população demandante das políticas públicas, suas necessidades transformadas em respostas que lhe proporcionem o acesso aos direitos assegurados legalmente.

A princípio fica aqui a sugestão. O interesse e a mobilização dos sujeitos é que vai dar os tons à idéia.

Edson Silva
Assistente Social - servidor concursado(lotado na Secretaria Municipal de Assistência Social de Mocajuba)licenciado para mandato classista pelo Sindicato de Assistentes Sociais no Estado do Pará - SINASPA.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar