terça-feira, 1 de março de 2011

Mundial: Exemplos que mudam o mundo e podem mudar Mocajuba também...

Vejam que um Colégio de Nova York incentiva criação de hortas comunitárias com método de ensino tranversal e integrado ligado ao abastecimento da merenda escolar.

Sei bem que no Brasil, na Amazônia e em Mocajuba, temos problemas graves com valorização dos professores e professoras ou ainda, qualidade da merenda escolar.

Tais problemas são resolvidos apenas com um gestão série e competente. Para além disso, é preciso bons e invadores projetos de fortalecimento da educação. Veja o que foi feito em Nova York.


Fonte Vida Simples - dez/2010
Não se trata de ter aulas de culinária nem de manter perto do pátio uma pequena hortinha. Um colégio público do Brooklyn, em Nova York, leva além a tendência das escolas de fazer com que as crianças tenham contato com o alimento (e as formas de produzi-lo).

O projeto, elaborado pelo escritório Work AC em parceria com a Fundação Chez Panisse, propõe um manifesto em prol das hortas comunitárias dentro dos espaços urbanos e permite que os alunos sejam capazes de cultivar sua própria comida (de verduras e legumes a ovos) em uma minifazenda orgânica totalmente integrada ao ambiente escolar – tanto no currículo de aulas quanto na produção da merenda.

“O cultivo da terra é capaz de unir as crianças e fazê-las trabalhar juntas numa conexão mais profunda do que o contato na aula”, diz a diretora da escola, Célia Kaplinsky. Mais que isso, os alunos são envolvidos em todos os aspectos: tanto na hora de plantar, como na de servir e comer. “Isso lhes oferece valores de nutrição, comunidade e relação com a terra”, defende. E ainda educa as crianças a perceberem a importância de uma alimentação saudável, o que ajuda a combater desde o princípio a obesidade infantil, um problema sério nos EUA.


O projeto ainda está em teste, mas a ideia é implantá-lo, também, em outras escolas de NY – e, por que não, do mundo.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar