sábado, 28 de dezembro de 2013

Repercussão na Capital: A prefeitura de Mocajuba (PA) entra em dificuldades administrativas depois do afastamento do prefeito acusado de chefiar um grupo criminoso montado para roubar o município..



Jornal Liberal

Nesse processo conturbado quem sofre é todo o conjunto da população diante um processo confuso de transição de governo. 
Ou melhor falta de transição visto que os procedimentos legais previstos para o processo de transferência da administração não foram respeitados por  aqueles que antes eram amigos Rosiel Costa Sabba e seu vice-prefeito, que ficou em exercício com seu afastamento: José Antônio Castro. 
Da divergência entre os dois sobrou a pior situação para o município do ponto administrativo que é o chamado ESTADO DE EMERGÊNCIA. 




O blog teve acesso ao documento que decreta emergência na cidade. Ainda não falamos com o atual prefeito José Antônio Castro para que ele dê sua versão dos fatos. Então o blog deixa aqui o espaço aberto para que os dois enviem seus comunicados ou entrem em contato conosco. 








A população espera respostas e transparência visto que o prefeito afastado deveria ter feito a parte dele - repassar o governo em detalhes que não impedissem a governabilidade.

O prefeito em exercício, José Antônio Castro decreta ESTADO DE EMERGÊNCIA...
Sabem o que significa ?

Que os recursos podem ser gastos, desconsiderando muitas regras  que em situação normal deveriam ser obedecidas.
Neste caso, a transparência deve ser extremamente rigorosa para evitar novos abusos.


Essa questão é extremamente séria.
E não cabe dentro dela apenas a discussão rasteira de quem, na briga de poder, está a perder.
Deve estar na preocupação central da cidade a gestão e a oepração dos principais serviços fornecidos a população.

E já que não há PROJETO POLÍTICO DE GOVERNO, que ao menos se cumpra adequadamente e dentro da lei e da probidade, AS OBRIGAÇÕES BÁSICAS DE UMA PREFEITURA.
Diante do que cabem algumas perguntas, como por exemplo:


Se o prefeito Rosiel Costa (PA) parecia estar mais compromissado com seu próprio enriquecimento pessoal junto com sua esposa Gilcélia Costa - quais são as atitudes do novo prefeito José Antônio Castro que apontam em situação diferente?



Mas também cabem algumas reflexões muito importantes: 


Se nesses cinco anos de governo Rosiel Costa e Edinilton Braga respectivamente representantes do poder executivo e do legislativo, PRIMARAM PELA FALTA DE TRANSPARÊNCIA, E NÃO SÓ, SEGUNDO A ACUSAÇÃO DO O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO, TAMBÉM NÃO RESPEITAVAM OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.... [...] JOSÉ ANTÔNIO CASTRO PRECISA URGENTEMENTE ENCONTRAR UMA FORMA DE MOSTRAR QUE É DIFERENTE E CONSTRUIR MECANISMOS PARA TRAZER A POPULAÇÃO PARA JUNTO DO GOVERNO E PARA QUE TENHAMOS CIÊNCIA DE SEUS ATOS. 




E isso não é favor.
Não é elemento de diferenciação apenas.
É lei.
Mas ele poderia ir além da lei.
Transparência no uso do dinheiro " dos outros" nunca é demais.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar