segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mocajuba: A história de Maurício Américo e da cidade de Mocajuba confundem-se. Maurício Vive.



Bom Dia Queridos e Queridas !!! Xáeucontar para vocês... 


Todos os dias, sigo a rotina de quem tem pais idosos, carentes de cuidados e muito abalados. Depois de minha mãe receber os cuidados matinais e meu pai seguir para a feira,  rebemos muitas pessoas aqui em casa Mocajuba (PARÁ). 


Pessoas que são amigas há décadas. Algumas eu destaco aqui, pelo papel que elas têm no entendimento da trajetória de meu irmão. 



Ontem,  Dona Sabbá, que vivia no mesmo barraco com mamãe, meus pais e meu irmão no Olho DÁgua - nos pimentais do senhor Miguel Corrêa Braga esteve aqui a tarde.  Nessa época,  além de coletar pimenta-do-reino, Maurício ajudava   nos serviços da casa e nos cuidados com dos irmãos mais novos - Merize, Salomão, Edna, José Luis.



A lembrança dele para mim, era assim, ligeiro, com gestos rápidos sempre fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. 


Essa era a época áurea da pimenta-do-reino. Dona Sabbá destaca-nos o quanto era ágil no trabalho, incansável na coleta de pimenta-do-reino. “minino muito ligeiro", como ela diz. Dona Sabbá 73 anos. A idade de minha mãe e hoje mora no Bairro da Fazenda, distante um tanto de nossa casa. 
Veio andando de lá até aqui para homenagear o “Maneco” e conversar conosco. 



Hoje destaco que chegou aqui cedo, “ Seu" Zé Martins, Dona Benedita (Bené), e "Seu Élcio", nossos vizinhos aqui da “antiga Boca da Estrada”.  


“Seu Martins” e Dona Bené foram "patrões' de Maurício que vendia para dona Bené (minha mãe velha)  pelas ruas das cidades chopp, pastel, quiabo, maxixe.  Élcio, também vendera os mesmos produtos para a mãe dele junto. Fico apoiando minh mãe e escutando as narrativas. Mamãe lembrara disso agradecendo a confiança de Dona Bené em Maurício para vender os artigos dela.   Fico a pensar nesta Mocajuba de 1977, eu nascia neste ano, e o que passava na cabeça do Mauricio, franzino...



Maurício vive em todos os trabalhadores  e trabalhadoras, em todos os meninos marreteiros da cidade. Olhem para todos eles com carinho e ternura...
Vive em todos aqueles que lutam para superar-se e superar as desigualdades impostas por nossa cidade. Vejam que Maurício superou as desigualdades das estruturas de poder e do dinheiro pelo trabalho duro. Mas muitos não conseguiram e nem conseguirão, vistos que ainda vivemos em uma cidades de desiguais e governantes que só agravam o quadro de desigualdades e de injustiça.



Um comentário:

Anônimo disse...

Carmem,

Lamento profundamente a morte do Maurício! Deus possa dar a vcs familiares a paz no coração para amenizar este grande momento de dor. Sem duvida, Mocajuba perdeu um grande homem, um vencedor, um empreendedor.
Deus e Nsa. Sra da Conceição o receberam na gloria eterna. Abraços

Fátima Braga

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar