sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MOCAJUBA - PARÁ - BRASIL - E aqui estou eu, de volta.

DEVIANTART
Depois de viver metade da minha vida entre Mocajuba (PA) e o mundo, retomo agora uma relação invertida fixando residência em minha cidade, na minha velha casa, na minha rua, a casa de meus pais...
Sai para buscar um instrumento de empoderamento. 
Cá estou eu de volta com tal instrumento na mala - o conhecimento.
Para fornecer ao meus minha contribuição para o futuro dessa cidade sempre posta sob os pés de uns poucos.



E agora, estarei entre Mocajuba (PA) e o mundo novamente. Meus projetos serão tocados a partir daqui.
Mas sabendo que na hora de voltar para casa, será a minha casa, a casa de meus irmãos, infelizmente, sem um deles. Aquele que não vai mais chegar apressado entre um afazer e outro. Mas as demais coisas estão todas aqui: o valor a coisa correta, o valor do trabalho e do olhar de amor sobre o outro. 

Assim sinto-me segura. 
Firme.
E incansável.
Mocajuba-Pará-Brasil
Foto: ReproduçãoInternetFacebook


Minha vida - Dois Projetos Essenciais e Uma vontade 

É de conhecimento de todos os meus amigos mais próximos que reorganizei minha vida a dois anos atrás para fazer doutoramento em Mocajuba (PA). Ou melhor, para pesquisar Mocajuba e produzir uma tese dentro de um programa de pós-graduação. Assim, escolhi aquele que considero o melhor programa: o doutorado do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).




Então fiz um processo seletivo desgastante.
Fui aprovada.
Deu certo.
Conseguimos financiamento.
Hoje, minhas pesquisas estão em em fase de qualificação - uma etapa avançada de apresentação da relevância do tema. As aulas, que chamamos de créditos, já cumpri todas. De forma que para escrever preciso mesmo é ficar com minha mãe - visto que da dinâmica de vida do povo mocajubense ela também é doutora.





Qualquer dúvida sobre o impacto da chuva na pesca de igarapé nas horas de "tepacuema", ela irá me socorrer. E sobre economia doméstica na áreas agrárias el também entende bem. Contudo, quando precisar de apoio nas discussões das mais renomadas teorias econômicas e sobre a dinâmica do território - tenho orientadores renomados em Belém (PA) e vejam só - na minha velha casa tem internet. Uma glória.






Projetos Paralelos
Eu já estava instalando o PROJETO AMAZÔNIA & CIA em MOCAJUBA (PA) - de forma mais organizada. Agora instalaremos duas oficinas de produção de peças e acessórios por aqui.







A morte repentina de meu irmão Maurício Américo  - Meus pais e falta imediata que meu irmão fez
Meus pais estão bem velhinhos e minha mãe bem doentinha.
Mesmo com seus afazeres, e especialmente nos últimos tempos, meu irmão sempre era a segurança de que eles não estavam sós.








Agora, meus pais ficaram desamparados na cidade. 
Minhas irmãs tem residência fixada em outras municípios do Pará e outras cidades. E meu irmão Salomão Américo é trabalhador rural e passa maior parte do tempo nos "centros" - nas áreas rurais. Além disso, tenho um irmão adotivo (sobrinho) com o qual minha mãe precisa de ajuda, uma vez que ele entra na fase pré-adolescente: o prodigioso Salmo Américo. Esse um verdadeiro espelho de Maurício Américo na altivez, no apego a ajuda ao próximo, na vontade de fazer algo, de realizar, na habilidade com a comunicação e como o público, e o que dizer da educação com ele trata a todas as pessoas. Tão pequeno, tão elegante. Possui todas as suas habilidades. Nós sabemos porque é fácil comparar o menino Manoel Maurício da Silva Américo com seu sobrinho Salmo Américo - não é apenas uma questão de sangue é, talvez, essencialmente a origem na criação da mesma mulher e dentro dos mesmos princípios. 





E entendemos, quase em tom de profecia, que ele seguirá os passos do tio no sentido da realização e da superação.





A vida parece acomodar-se dentro de planos a muito desenhados e consolidados de forma forçosa.



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar