segunda-feira, 22 de abril de 2013

A fala do leitor mocajubense...



Recebi do nosso conterrâneo Reginaldo Ramos esse texto como comentário. 
Por sua objetividade e importância do tema resolvi publicá-lo como post.
Segue.




De “ Paragobala” a uma Paragominas modelo.

Estou em Paragominas a trabalho. Nem parece que estou em um município paraense. Não se trata de preconceito, é fato, nos demais, e eu conheço quase todos, impera desmandos administrativos, falta saneamento básico, saúde precária, prefeitos e secretários analfabetos ou semi em matéria de gestão local. Tudo é feito na base do oba oba. Não se planeja nada.

A cara de todos é de terra arrasada. Como municípios de Uganda, do Haiti. Vejam Anapu, Pacajá, Limoeiro, Cametá, Abaetetuba, Igarape Miri, Tailândia, etc.. Como diz o Chico Buarque, mirem-se no exemplo da orla de Abaetetuba. Nada pior.
Pelo menos aqui, em Paragominas, se revigora a esperança em administração municipal gerencial, humana, respeitadora do meio ambiente, voltada para os interesses de seus moradores.
Dizem os moradores que a campanha municipal parecia coisa de primeiro mundo. De um lado um governo preparado e realizador, do outro, uma oposição super propositiva e fiscalizadora.

Conversei com o Juiz de uma das quatro varas do Município. Ele me disse que desvio de dinheiro público e/ou má gestão é bem menor que o verificado nos dez municípios pelos quais passou.
Ao contrário, o exemplo de Mocajuba, em que uma das principais pastas/órgão (Secretaria de Administração/Finanças) foi entregue a pessoas sem capacidade técnica alguma. Fizeram cursos mínimos em licitação? Ao menos daqueles que duram uma semana? Conhecem convites, dispensas, inexigibilidade, contratos administrativos, locação pública, prestação de conta, controle interno?

Ululante que se trata de uma nomeação propositadamente voltada para manipulação por parte do gestor principal.
O MP poderia ter ido além da análise documental. Poderia ter requerido quebra de sigilo telefônico. É óbvio que o prefeito é o principal responsável.
Não duvido que ele instaure processo disciplinar de fachada, que simule punição de eventuais envolvidos para sair como herói, paladino da probidade.
Moca é um município pequeno, já servido de vicinais. A sede não tem problemas físicos, como alagamento, ou área que ofereça riscos e que demande grandes investimentos em obras estruturais. Neste ponto forçoso reconhecer a contribuição dada pelo o Wilde.
Os servidores, em boa parte, legalizados com concursos.
Temos um quadro técnico muito bom em Educação, mas muito bom mesmo, em que é possível aproveitá-lo e estimulá-lo, sem ranzinzisses da politica estomacal: da professora, ou do tecnico que votou naquele ou nesse candidato, etc. 

Na saúde, ainda faltam técnicos. Temos alguns conterrâneos formados em medicina e enfermagem, mas me parece que a faculdade se dedica às questões curativas, e não de planejamento, não preventivas.

Mas nada que uma meta planejada não consiga solucionar.
Ou seja, sem reinventar a roda, é possível fazer uma administração que resulte melhorias à população, tal com verificado neste município de Paragominas, que considero um bom paradigma para o futuro de Moca, e de outros municípios.
Um abraço a todos.



Reginaldo Ramos. 4.0, é apaixonado por Moca, é advogado, ex servidor do MP, ex procurador do Iterpa, procurador atual do 

DETRAN.

ps. Aldo Serrão (PPS) convidou-o para ser candidato a prefeito em 2016 pelo PPS-Mocajuba.

3 comentários:

Anônimo disse...

Paragominas pegou dois orefeitos bons, esse ultimo o adnam revolucionou a historia da cidade com o meio ambiente. E colocou verde no meio da cidade

Anônimo disse...

paragominas é governado pelo PSDB e mocajuba tem um pouco de PT,não podemos esperar coisa boa.O rosiel tem o DNA semelhante do lularápio só pensa em usurpar os cofres públicos.

Anônimo disse...

anônimo IDIOTA.
POST IDIOTA.
E EU IDIOTA QUE AINDA PERCO MEU TEMPO. PSDB EM MOCAJUBA É PIOR Q O PT, QUE JÁ É NADA.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar