terça-feira, 2 de abril de 2013

O LENGA-LENGA DAS PONTES

A dinâmica da economia brasileira reflete-se de forma muito peculiar na região nordeste paraense. Mas as mudanças na produção não são acompanhadas pelas estruturas de circulação. Um descompasso que gera muitos prejuízos e transtornos que estão deixando a tudo e todos impacientes com o Governo do Estado.



Vamos lembrar que desde de 2011, no Plano de Trabalho do Governo do Pará enviado ao Ministério dos Transportes há o registro da Ponte "Rio Igarapé-Miri – Rio Meruú" no valor de 2.420.084 (mi). Veja neste link .


O Governo do Estado mantém um portal chamado Pará Responde  para comunicação com população. Foi informado que o tal PROJETO (PROJETO DE MOCOTÓ) está pronto e que o governo aguardava votação do Empréstimo realizado junto ao BNDES para financiar a obra.



Vejam que foi aprovado o tal empréstimo ainda em idos de agosto do ano passado - conforme reportagem abaixo.



29/08/2012, 01h27
As Comissões de Justiça e de Fiscalização Orçamentária e Financeira da Assembleia Legislativa aprovaram os quatro projetos de lei do Executivo Estadual, que requerem autorização do parlamento para contratar operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco do Brasil no valor geral de quase R$ 2 bilhões para realização de obras e serviços em vários municípios paraenses. 


Porém, o governo estadual não anexou aos projetos o detalhamento de aplicação dos recursos. Por isso, os deputados também decidiram que a matéria só será levada para votação em plenário, após a administração estadual enviar a planilha contendo todas as especificações da obra detalhadamente, como prevê a legislação. 
Também ficou decidido que será formalizada uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação dos recursos, já em acordo com o governador Simão Jatene.

O primeiro projeto de N° 116/2012 trata de empréstimo no valor de R$ 955 milhões para realização das seguintes obras: construção do hospital regional do Tapajós em Itaituba; segunda etapa da expansão do hospital Abelardo Santos, em Icoaraci; pavimentação da rodovias PA-150, que liga o sudeste e sul paraenses à capital nos trechos entre Moju, Goianésia e Morada Nova (Marabá); restauração da Alça Viária; pavimentação da PA-287 e 275. Terminal Hidroviário no Galpão 9 da CDP; complexo esportivo no Mangueirão; Parque do Utinga; construção e aparelhamento do Centro Integrado de Operações com novas unidades integradas do Pró-Paz, três casas penais, helicópteros e aeronaves para serviços de segurança pública
.
O projeto de N° 117/2012 trata da operação de crédito no valor de R$ 200 milhões para serviços de ampliação e infraestrutura da Cosanpa, que vai contemplar municípios da Região Metropolitana, limpeza do lago Bolonha e construção de nova adutora na avenida João Paulo II.

O terceiro projeto de N° 118/2012 prevê empréstimo de R$ 400 milhões ao Banco do Brasil destinados às áreas de saúde e logística, como a construção de hospital regional em Castanhal; implantação de ambulatórios médicos de especialidades em Santarém e Marabá; pavimentação da rodovia PA-255 (Monte Alegre) e implantação da rodovia Yamada em Belém; construção de ponte em concreto no rio Meruú – PA 151; plataforma logística do Guamá – Porto de Pernambuco; adequação do Porto de Santarém e de portos à margem esquerda do rio Amazonas e construção e adaptação de aeródromos.



O projeto 119/2012 prevê empréstimo no valor de US$ 200 milhões para programa de educação básica, como melhoria de infraestrutura nas escolas estaduais, construção de novas escolas, entre outros serviços.
O relatório do projeto elaborado pelo presidente da Comissão de Finanças, Martinho Carmona (PMDB) foi aprovado por unanimidade, mas contendo as recomendações que também foram aprovadas pelos deputados.
Deputados da bancada petista asseguraram voto favorável ao projeto em plenário, desde que sejam enviadas as planilhas, como afirmou o líder do partido, Zé Maria Souza. Ele também propôs um debate mais aprofundado com a população sobre os projetos.




Da mesma forma, a deputada Josefina Carmo questionou a falta das planilhas para que os deputados tenham acesso aos projetos mais detalhadamente. Porém, o líder do PMDB, Parsifal Pontes, demonstrou preocupação com a capacidade de endividamento do governo do Pará, afirmando que no futuro o Estado poderá ficar com uma dívida enorme. Ele criticou a política de diferimento e de isenção fiscal do governo federal que prejudica os Estados exportadores de matéria-prima. “Somente o Pará amarga um prejuízo de R$ 320 milhões este ano que podem chegar a R$ 600 milhões. Isso é resultado da política perversa do governo federal, que ainda obriga os Estados a prolongarem suas dívidas por falta de recursos para investimentos”, lamentou Parsifal Pontes.
O líder do PSDB, José Megale, assegurou que o governo enviará em tempo hábil as planilhas com detalhamento especificando todos os contratos, obras e serviços e como serão aplicados os recursos.

(Diário do Pará)


Passaram meses desde a aprovação. Muitas notícias de que a tal ponte (de Mocotó) vai sair. A população perdeu a paciência e fortalece os movimentos de reivindicação. 
É isso ai. 


Um comentário:

Anônimo disse...

minha amiga com essse tipo de representante que temos.essas pontes so em fotomontagem.os populistas falam logo e mobilizaçao.se esquece que foi eleito e pode fazer requerimentos.o sem interesse fica na dele.quieto

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


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