quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pará é o 2º em denúncias de violência


MARIA DA PENHA
No 1º trimestre, o Estado registrou 515 casos para um grupo de 100 mil mulheres
Brasília
RAFAEL QUERRER
Da Sucursal
Pará é o segundo Estado do Brasil com mais casos de violência contra a mulher, registrados no Ligue 180 - central do governo federal de atendimento à mulher. São 515,94 vítimas para cada 100 mil mulheres paraenses, no primeiro semestre de 2012. O número é 20% superior ao identificado no mesmo período, em 2012, quando foram registrados 429,01 casos para os universos de 100 mil cidadãs.
À frente do Pará está o Distrito Federal, líder do ranking com 625,69 mulheres agredidas, para cada 100 mil. No DF, entre janeiro e junho de 2011 foram registrados 49,04% a menos de casos de violência doméstica do que entre mesmos meses de 2012. Os dados, estabelecidos a partir de números computados pelo Ligue 180, foram divulgados na manhã de ontem pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) durante o Encontro Nacional das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), com o tema "O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres".
O evento, que continua até o fim da tarde de hoje, em Brasília, reuniu delegados de todos os Estados, com o objetivo de fortalecer o combate à violência e pactuar métodos de atendimento à mulher, de acordo com o que diz a Lei Maria da Penha, que completou seis anos ontem.
Além do Distrito Federal e do Pará, a procura pelo serviço (Ligue 180) foi feita por 512,40 mulheres em cada 100 mil da Bahia (3º), 490,91 do Espírito Santo (4º) e 473,90 do Mato Grosso do Sul (5º).
No mesmo período, em 2011, as cinco primeiras posições no ranking nacional do Ligue 180 foram ocupadas pela Bahia (1º), Sergipe (2º), Pará (3º), Distrito Federal (4º) e Piauí (5º). "De norte a sul do Brasil, a violência é uma realidade. Nesse primeiro semestre, vários crimes nos chocaram pela barbárie. É por isso que a SPM está liderando uma campanha pelo fim da impunidade e pela responsabilização dos agressores", destaca a ministra Eleonora Menicucci, titular da SPM, que, na manhã de ontem lançou a campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte", coordenada pela SPM, Ministério da Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Fonte: O liberal

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar