sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mocajubana Pelo Mundo: Andraiheva Sanches


Andraiheva Sanches
 Acadêmica de Direito - UFPa
Foto: Arquivo Pessoal Cedido

Nossa Mocajubana homengeada de hoje é produto de uma geração símbolo de nosso tempo em Mocajba: antenada, crente que a educação e a forma de mudar sua trajetória. Ele foi indicada pelo Mocajubano Orlando Júnior, o neto médico do Caboquinho.



***
Por motivos óbvios, Orlando acredita que ela é uma autêntica Mocajubana pelo Mundo: que representam gerreiros que sairam da cidade em busca de instrumentos de renovação de si mesmos. Mesmo não tendo nascido em Mocajuba, foi criadana pérola do Tocantins  e onde estão todas as suas referências de vida, formação, cotidianidade, e por Mocajuba é que ela cultiva o tal sentimento de pertencimento, aquele que define seu lugar no mundo. Lugar de referência simbólico cultural.

***



Uma síntese da história dela. 


Andraiheva Sanches, é filha de José Antonio Sanches, conhecido como "Baixinho" e de  Maria do Socorro do Carmo Sanches, conhecida como Dona Socorro. Naturais de Porto Grande, uma vilazinha do interior de Cametá, chegaram em Mocajuba no início da década de 90 para tentar granhar a vida, por assim dizer, com dois filhos pequenos na bagagem: nossa Mocajbana e seu irmão Tardelli.  

A mãe era dona de casa e o pai eletrecista, dono de uma pequena oficina localizada  no bairro da Campina, através da qual prestava serviços aos conhecidos  e à prefeitura mnicipal. Com muito trabalho conjunto montaram uma pequena loja de autopeças que  inicialmente era administrada e cuidada pela Dona Socorro, na antiga feira da cidade.  A loja de certo, e pai  abandonou a oficina e passou a se dedicar integralmente ao estabelecimento comércio.

Construiram uma casa, no centro da cidade, embaixo da qual fica a hoje a loja, a Eletropeças, situada atrás da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. 

Esta é uma síntese da história de Andraiheva Sanches. O nome dela é uma homenagem do pai, um apaixonado por futebol,  a um jogador russo que atuou na Copa de 1986 chamado Andreiev. A propósito, o nome do irmão,Tardelli, è homengagem a um jogador italiano que também jogara na Copa do mesmo ano...

Eis Nossa Mocajubana,





Arquivo Pessoal -Cedido

Nome: Andraiheva do Carmo Sanches

Idade: 23 anos
Profissão/Ocupação: Estudante (Direito)
Bairro onde mora (na cidade que reside)? Pedreira - Belém
Bairro que a família mora em Mocajuba? Centro
Formação: Ensino Superior incompleto
Signo: Câncer
Pai: José Antonio Sanches
Mãe: Maria do Socorro do Carmo Sanches





************************************************


Micro-entrevista

BLOG - O que faz para se divertir onde vive?

Mocajubana: Gosto de sair com os amigos/namorado para  cinema, restaurantes, barzinhos ou então para alguma festa, principalmente para dançar, que é uma coisa que amo muito fazer (quem me conhece, sabe...[risos]). Gosto muito de sair para me exercitar também, o que inclui academia, caminhadas, corridas, etc.
BLOG - Qual é "boa pedida" em Mocajuba?
Mocajubana: Uma orla bonita, com bares e restaurantes de qualidade.

BLOG - Quais suas atividades na cidade ?
Mocajubana: Ficar na companhia da minha famlía e visitar os amigos que ainda moram na cidade.

BLOG - Por que saiu de Mocajuba ?
Mocajubana: Sai pelo mesmo motivo que a maioria dos jovens de Mocajuba: falta de um sistema de ensino de qualidade. Então vim para Belém cursar  o ensino médio e a faculdade.

BLOG - Pretende voltar para ficar ?
Mocajubana: Não.

BLOG - Uma lembrança da cidade que se confunde com sua própria história...
Mocajubana: As festas juninas na antiga quadra de esportes Irmãs Vieira, principalmente as do “ Toco cru pegando fogo”. Eu sempre participava de alguma dança ou quadrilha, o que era imensamente divertido. Depois da construção do Ginásio, acho que as festas perderam um pouco o tom, a atmosfera é outra...


BLOG - Algo que você acha que deveria ser mudado....
Mocajubana: O sistema de segurança do município.
É muito triste não poder andar com tranquilidade nas ruas da nossa cidade.

BLOG - UMA FRASE:
Mocajubana: “Uma sociedade justa não é aquela que adotou leis justas de uma vez por todas, mas sim uma sociedade onde a questão da justiça permanece constantemente aberta.” (Cornélio Castoriadis)

BLOG - UM MOCAJUBANO (A) PARA SER HOMENAGEADO 
Mocajubana: Elana Campos, Belém.

3 comentários:

Anônimo disse...

Linda

PROFESSOR ALBERTINO MARTINS disse...

a competência intelectual desta e de muita meninas e meninos de mocajuba já era notória quando aqui estudavam. continuamos tendo convicção do potencial de nossa garotada que esparrama pela plagas do mundo. pena não recordarem o significado e significante da humilde contribuição que muitos abnegados educadores deram às suas brilhantes carreira. mesmo assim o objetivo está sendo alcançado, que é fazer com que alcem voos seguros e cada vez mais alto, mesmo não lembrando do primeiro penhasco do se lançaram.

Prof. Albertino Martins
agurdem lançamento de novo livro.

PROFESSOR ALBERTINO MARTINS disse...

A qualidade da educação implementada pelos educadores de mocajuba está nas possibilidades que alunas brilhantes, como você, nos permite alcançar. Não estamos aquém de muitos centros educacionais. A susciração de seu potencial é a maior prova disso.
Sucesso e felicidade. Porque competente, dedicada e responsável você já é.

Prof. Albertino Martins
Aguardem lançamento do próximo livro.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar