quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mocajuba: o que será que ocorre na Pranchinha...

Obras da Pranchinha inciam depois de mobilização popular de cobrança do asfalto do Bairro
Foto: CarmenAmérico
Em alguns momentos sentimos certo desânimo quando nos deparamos com dificuldades de manter um debate crítico sobre a gestão de nosso município de Mocajuba. Mas quando logramos vitórias ficamos realmente reconfortados.

Vejam que no ano passado a prefeitura recebeu aproximadamente dois milhões de reais para asfaltar três bairros da cidade: Cidade Nova, Monte Alegre e Pranchinha. Publicou em Diário Oficial a contratação da empresa Pólo Construções para realizar a obra. Contudo,  os moradores nunca viram esse asfalto chegar e nunca lhes foi esclarecido que destino foi dado ao recurso.

E ainda...  o prefeito publicou em um jornalzinho a realização de obra de dois milhões que ninguém nunca viu. O cúmulo do escárnio.

Assim iniciamos um movimento de mobilização e denúncia que está cada vez mais forte e mais robusto.

No sábado dia  02/07/2011 noticiamos aqui que a Pranchinha realizava abaixo assinado cobrando o asfalto e pelo menos a limpeza regular das ruas, que em alguns casos não são varridas há mais de 12 meses. Os moradores também denúnciaram a ausência e a necessidade em programas televisivos como o SBT Pará, transmitido pelo  SBT.

Nossa grande vitória foi perceber em passeio regular no bairro para conversa com moradores que, quase por milagre, tinham aparecido máquinas para para realização de obras de asfalto na Pranchinha, em uma de suas últimas ruas. 

Estivemos lá, registramos e o que se percebe é um distanciamento muito grande entre o que seria uma obra de asfaltamento e o que está sendo realizado. 


Veja bem nas fotos postadas acima.

De toda forma. 
Já é uma vitória. 
Uma vitória da cidadania de controle social dos gastos públicos.
Uma vitória que é de todos nós.

Quando os inquilinos do poder acham que governam para um público com baixa capacidade de atuação cidadã, e como são desprovidos de qualquer capacidade de gerir a coisa pública com os princípios que ela requer - abusam. 

Quando percebem que não será tão fácil enganar a todos - então começam respeitar.

Quando os cidadãos e cidadãs unem-se para cobrar o mínimo de moralidade pública,  logo, aqueles que ocupam o poder movem-se no sentido melhorar a gestão. Não por respeito ou seriedade, mas por medo de sair da posição que ocupam. Apenas isso. Tão somente isso.

Mas tem alguns que mesmo flagrados na tentativa de enganar o povo ainda tentam ludibriar a todos de forma ... inqualificável.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar