quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mocajuba: 71 anos de Dona Alzira Américo

Alzira Américo e o neto
Foto: Merize Américo

Minha mãe faz 71 anos hoje.
Ela  disse-me pela manhã que era 17, na verdade.
Eu acreditei. É claro.
Não há nada que eu possa dizer.
Ela é exemplar.Um referência de vida.
Uma referência de vida para todos nós.

*
Original das ilhas de Cametá, saiu de lá  sabem para quê?
Para educar os filhos e filhas.
Chegou em Mocajuba na época áurea da pimenta-do-reino.

*
Em Mocajuba terminou de formar sua família.
Seis filhos.
Uma vida de luta.
Sua maior luta era criar homens e mulheres de bem.
Criar apenas, já não era fácil.

*
Mentira em casa era "curado" com castigo severo.
Nos ensinou que o maior valor de uma pessoa é a honestidade, a seriedade e a franqueza.
E ela dizia: "vão lhes testar". "Vão deixar dinheiro exposto como armadilha"... [...]


*
Por nós ela viveu. E vive.
Outro dia já dormindo senti sua mão sobre minha cabeça.
Ela estava a esticar o lençol para que nenhum "carapanã" ferrasse-me.
Não há um ser tão esplendoroso quando Dona Alzira.


*
Uma de suas maiores qualidades é também o que hoje para os filhos e filhas tornou-se uma grande dor: a firmeza de posição.

Há 12 anos um pequeniníssima ferida apareceu em seu rosto, como uma "espinha".
E até hoje não sabemos o que é.
E se passaram doze anos, muita briga, momentos longos de muita tensão.
Tensão continuada.
Um dos melhores planos de saúde do país - de nada adianta.
Ela recusa-se a tratar e até diagnosticar com o argumento de que seus amigos "que operaram", morreram.

*
Ela diz: Cadê do DigDig ? Cadê a Zeneide ?
Eu estou viva !!!
Estou aqui. Firme e Forte. Eu sou Alziiiira !!!


*
Não queram imaginar o que é isso.
Nem com a maior boa vontade do mundo vocês poderão saber.


*
Bem [...]
Hoje ela, ao menos, permitiu que os filhos construam uma nova casa. 
Depois de anos de luta para que ela permitisse.
Na verdade, ela não permitiu.
Foi vencida pela cançasso. A casa na verdade será "do papai".
E vira-e-mexe, ela ainda ameça a obra de embargo antes do ínicio.


 *
Mas isso não importa, mãe.
O que importa mesmo é que você é um ser único no mundo.
Lúcida.
Ativa.
Trabalhadora.
Inventiva.


*
Foi você que fez de todos nós: Maurício, Merize, Salomão, Edna, Zé Luiz e eu, Carmen Américo seres com possibilidades de escolher sempre o bom caminho. E sempre esteve lá, junto com nosso pai, Seu Zé, dizendo não à fome que bateu em nossas portas seguidas vezes, ao medo do trovão, a preguiça para acordar pela manhã para ir à escola, à dificuldade de repartir um frango em 35 pedaços...

Oh Alzira !!!
Quantos patrões da pimenta-do-reino ela enfrentou para liberarrem os filhos para irem à escola. 

*
Herdei de você os cachos e uma de minhas maiores qualidades: a bravura.
Guerreira !!
Mas que uma guerreira.
Uma inspiração.

Merize Américo e Alzira Américo
A maior conquista de Dona Alzira: Formar os Filhos e Filhas


Parabéns *"Tua" !!!!


17 anos hein !!
Hum !! Hum!! Hum!!! 

Mas tu-é-demaís-saliente!!

* forma de tratamento descolado entre nós.

2 comentários:

NIL VASCONCELOS disse...

Parabens minha linda por sua Mãe e a grande familia q ela possui, grande por tamanho e grandeza divina, pois é com muito orgulho q digo q tenho o prazer de ter feito parte desse crescimento desde do tempo q vendiamos pastel, chopp, pipoca, pirulito de tala... entre outras coisas, qndo estiveres perto dela dê um grande abraço e diga q mesmo com toda as dificuldades ELA consequiu criar e educar grandes seres humanos. Parabens a ELA e são vcs q recebm o presente. Abraço

Merize Américo disse...

De todo o amor que eu tenho
Metade foi dona Alzira que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu

O que ela decidiu cabe a ela
Certamente ela decidiu viver e quando ela partir, ir embora
Vai olhar cada filho de onde estiver
Certamente a sensação de impotência vai ficar,
Mas como seres humanos ela nos deixou prontos

Salve, salve essa nega
Que axé ela tem
Te carrego no colo e te dou minha mão
Minha vida depende só do teu encanto


Dona Alzira Teu rebanho está pronto
Teu olho que brilha e não para
Tuas mãos de fazer tudo e até
A vida que chamo de minha


O fardo pesado que levas
Deságua na força que tens
Teu lar é o teu reino
Sujo ou Limpinho, tem teu encanto, tem teu cheiro.
Cheiro de mulher guerreira, forte,
moderna, sem preconceitos,
dona da tua casa, dona da tua vida,

Merize de Jesus da Silva Américo
Mestra em serviço Social
Professora na Universidade Federal do Pará.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar