sexta-feira, 17 de junho de 2011

Amazônia via Mocajuba: identidade

Muitas cidades amazônicas formaram-se à margem dos rios e têm o modo de vida ainda orientado pela circulação fluvial e a produção organizada em torno do agro-extrativismo.

Mas as comunidades agro-extrativistas do baixo-tocantins, onde inclue-se Mocajuba, isso é particularmente significativo. A interação rio, homem, florestas é uma tríade por onde passam todas as essências do território local.


Mocajuba - Pará - Amazônia
Foto: Carmen Américo


Apesar da maioria da população de Mocajuba viver na cidade, até pouco tempo, a maioria vivia nas regiões ribeirinhas, com execeção de algumas comunidades de terra-firme, especialmente, as comunidades negras.

A absoluta maioria das pessoas com mais de 40 anos na cidade originaram-se nas comunidades ribeirinhas. Ainda nasceram nestas áreas. Muitas oriundas das localidades de Cametá, na vizinhança. E ainda uma grande quantidade nas outras faixas também. Os demais são filhos, netos e bisnetos de agro-extrativistas e comerciantes de produtos da floresta que viviam nas áreas ribeirinhas e de ilhas.

Ribeirinhos Amazônidas - (Mocajuba-Pará-Vizeu)
Embarcação do tipo rabeta
Foto: Carmen Américo

 A letargia econômica que a cidade vive há vinte anos expulsou aqueles que deixaram as ilhas para viver na sede municipal ou para trabalhar nos pimentais. Muitos sairam da ilhas e áreas ribeirinhas mas depois voltaram. Outros ficaram na sede, ou na cidade como dizem alguns. Contudo, tem muito mocajubense, chamado por nós aqui no no blog de mocajubanos e mocajubanas, espalhado pelo mundo, por aí. Seja na sede, ou fora dela, de vez quando baaaaaaaaaaaaaate uma mocajubice, termo talhado por Rocco Lopes, para expressar sua saudade da terra.

Pequeno Produtor de Cacau Amazônico de Várzea
Retornando da venda das sementes no "comércio"
na localidade de Vizeu em Mocajuba - Pará
Casco a Remo
Foto: CarmenAmérico
Diante disso, vamos mostrar nossas caras. Vamos criar mais um espaço de interação neste nosso blog.

Apresente-se, diga-nos qual a sua origem: Angapijó, Tauraré, Tatuoca, Mangabeira, Santo Antônio, São Benedito ou  São Pedro de Vizeu. São Pedro de Vizeu que  virou Vizânia. Mojutapera que virou Vista Alegre. Mas tem também São Joaquim, Jacarecaia, Jacarecainha, Santana, Santaninha, Costa da Santana, Bom Futuro, Tauaré....

Afinal, de onde você é mocajubano (a) pelo mundo?

Se você nasceu na sede, de onde vieram seus pais e seus avós  ?


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar