sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mocajuba: mudanças na Orla de Mocajuba

Quem passa pela frente da cidade de Mocajuba pode perceber algumas mudanças.

Uma delas é a retirada dos bares que ficavam na orla da cidade, à margem do Rio Tocantins.


Há uma obra na cidade reestruturando a orla. E muitos conflitos germinam em torno disso. Fazer quiosques ? Não fazer quiosques ? Quem administraria  tais os quiosques ? Está o maior burburinho a cidade. A idéia inicial da prefeitura era construir os tais quiosques e deixar os antigos donos dos bares que ficavam por lá adminstrando, com uma vaga, digamos assim.



Mocajuba: Orla da Cidade
Foto: Colaborador


A paisagem está em plena mudança. Como diz Milton Santos, o maior nome da Geografia no século XX, a piasagem é a dimensão visível do espaço, e o espaço é produto e condição de reprodução da sociedade.

Temos uma preocupação especial, a área é margem de rio, por lei, tem que ser preservada. Ensinamos ainda nas séries iniciais que orlas são ecossistemas muito sensíveis que precisam de cuidados e preservação.

A sociedade mocajubense precisa urgentemente pensar a questão ambiental, de forma integrada a estratégias de geração de renda, mas como tema fundamental sob pena de grave comprometimento da qualidade de vida de nossas futuras gerações.




Mocajuba: Orla da cidade em mudança
Foto: Um colaborador


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar