domingo, 15 de maio de 2011

Mocajuba: Novos Tempos, Nova Cara

A história é sempre um campo de muitas possibilidades.
Quem não se lembra do Bar mocajubense RicosBar.  Que, claro ganhou esse nome por conta do primeiro proprietário, o Ricos.
Tempos áureos da pimenta do reino. Ricos, de uma elite mercantil mocajubense, já com os problemas financeiros, passou aos novos ricos da época.
A cidade entrou em letargia. A fusariose, e a falta de gestão do município que estava orientada por lógicas privatísticas levaram a cidade a bancarrota. E tem gente que até hoje ainda vive em uma fábula de ter sido melhor gestor da cidade neste período. Conseguiu afundar uma cidade inteira numa monocultura frágil e ecologicamente perigosa.
Neste cenário, o RicosBar, que é uma espécie de coração da cidade, agonizou. Ele parece mesmo o termômetro da cidade. Um registro do tempo. A paisagem em movimento espelhando o espaço que a produz.
CapaCD
DJ do Ricos´Bar
Hoje, liderado por pessoas de cara nova, brinco na orelha e muita ousadia, eles transformaram  o canto mais pulsante da cidade. Mesmo com o ritmo de cidade pacata, todos os finais de semana a cidade grita, literalmente, agita-se...
Incrível essa coisa de globalização. Tudo fica meio parecido em todos os lugares. E quem gosta do agito das grandes cidades – encontra isso no coração da Amazônia. Ali em Mocajuba no canto da Praça dos Estudantes.
È bem verdade que rola muita bubage por lá. Uma mistura de mocajubês com inglês. Uma mistura de modernidade e regionalidade.
Mas a diversão  é garantida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é eduardo moro em belém mas já morei ai também esse fim de semana estive ai muita coisa mudou para melhor mas á violência e a saude as estradas fora a falta de cuidado com o meio ambiente temos q conscientizar esse povo.

Anônimo disse...

meu nome e manoel moro em sao paulo e a 6 eu nao ia em moca mai eu quero parabenizar o prefeito rosiel pelo excelente trabalho que ele vem fazendo frente a prefeitura pois da ultima vez que eu estive ai a cidade estava totalmente abandonada e hoje esta linda e bem cuidada,e claro que existem problemas e que ninguem faz magica para resolver todos eles mais se comparando aos outros prefeito que passaram esse ai ta dando show parabens moca vc esta linda e eu te amo

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar