terça-feira, 17 de maio de 2011

Mocajuba: Deputado Federal Arnaldo Jordy (PPS) ouve o clamor da população e agradece votos.

Arnaldo Jordy  na comunidade de São Benedito (Mocajuba-Pará)


A ida do deputado  Arnaldo Jordy á Mocajuba, nos dias 14 e 15/05, teve três grandes motivos:

1. Agradecer os votos recebidos na cidade;

2. Dar explicações sobre a emenda parlamentar que ele conseguiu para a construção do auditório da Escola Padre Pedro Hermans, no Bairro da Pranchinha. Uma demanda do pegadogogo Antônio Braga, conhecido como Tony Braga.

3. Ouvir as demandas da população, nos dois eventos, mas principalmente, na Comunidade de São Benedito que era aberto ao público sob coordenação de Aldo Serrão, secretário de agricultura do município e liderança histórica do PPS.

Na escola e na comunidade ele ouviu as seguintes demandas:

1. È preciso resolver o problema da água que chega carregada de sedimentos, amarelada, não serve para consumo e tem causado muitos casos de doenças em crianças e adultos;

2. È preciso assegurar o  fornecimento de energia elétrica regular no município que é caracterizado por contínuos processos de interrupção (até 14 interrupções por dia);

3. Urge  uma solução para o caos do serviço de telefonia móvel;

4. Foi indagado sobre:

- as famigeradas pontes, ou melhor, a não existência de pontes sobre os rios Meruú e Igarapé Miri.

- o asfalto que não chegou ao Bairro da Pranchinha;

- a violência  na cidade;


5. Claro, sobre a emenda dirigida a Escola Padre Pedro;  

O que o deputado disse:

- Sobre a emenda dirigida a escola, lembou que a obra não foi executada por motivações políticas no governo anterior. Mas que aprovada, autorizada e com projeto pronto, a partir de agosto, o governador garantiu que o contigenciamento de despesas reduz-se e poderão encaminhar algumas obras. O auditório da escola deve ser construído a partir deste mês.

Os presentes indagaram sobre a possibilidade de que o recurso fosse dirigido ao Conselho de Educação e foram informados que isso não é possível. Mas é possível é que se faça forte processo de fiscalização para que o uso do recurso seja feito de forma correta.

- Sobre os serviços (energia, água, telefone)  ele comprometeu-se a ajudar no encaminhamento das reclamações diretamente às agências reguladoras. Lembrou que a maioria dessas questões deveriam ser tratadas e encaminhadas pelos vereadores e vereadoras da cidade, mas não são. Então. deve-se esperar o momento certo para trocar os representantes do legislativo. Logo vai ter eleição.

- Sobre a participação da socidade civil organizada. Uma das questões mais relevantes levantada é que grande parte de nossos problemas derivam do fato do frágil exercício da cidadania, cobrando, denunciando, fiscalizando, mobilizando e etc. Associações, sindicatos, organizações não governamentais, comunidades... etc. precisam fortalecer suas capacidades de atuação, pressão e controle social;

- Sobre as pontes, o deputado não tinha maiores informações para dar. Contudo, lembrou que isso depende de uma forte mobilização dos prefeitos da região como um todo. E que nesse processo é fundamental também a participação dos vereadores e vereadoras  para fortalecimento do pleito;


**
O deputado teve problemas na viagem e chegou mais de duas horas atrasado. Ainda assim, nos dois eventos, a casa estava cheia.


Na comunidade de São Benedito, liderada por seu Zé Pretinho, era esperado por quase mil pessoas. Sem festa, sem doação de cesta básica, nem cadastramento para receber qualquer benefício. Eles estavam lá para falar de política.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar